Vendas de smartphones caíram a pique, mas smartwatches estão a vender mais que nunca!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Tal como tinha sido previsto, durante o primeiro trimestre de 2020 as vendas de smartphones a nível global apresentaram uma queda muito acentuada. Seria de esperar que algo semelhante visse também a acontecer no segmento dos smartwatches, mas isso não se verificou.

De acordo com informações reveladas pela empresa Strategy Analytics, as vendas de smartwatches durante o primeiro trimestre de 2020 cresceu 20%, quando comparado com os números de ano passado. Esta percentagem corresponde a um aumento de vendas na ordem dos 2,3 milhões de unidades.

Apple continua a esmagar a concorrência neste mercado cada vez mais importante

Já há muito tempo que a Apple se apresenta como a maior fabricante de smartwatches do mundo, graças à esmagadora popularidade dos vários modelos do Apple Watch. No entanto, é interessante ver que por muito que se esforcem, a Samsung continua a perder terreno para a líder de mercado.

Como podes ver no quadro disponibilizado pela Strategy Analytics, a Samsung conseguiu um crescimento de 11,8%. Ainda assim, voltou a perder terreno para a Apple, que conseguiu dobrar o crescimento da sua rival. Durante o primeiro trimestre de 2020, a Apple conseguiu alcançar uma quota de mercado de 55%.

Traduzindo estas percentagens para números de vendas, a Apple conseguiu vender mais de 7,6 milhões de Apple Watches durante os primeiros três meses deste ano.

Pandemia do COVID-19 acabou por aumentar a procura de smartwatches topo de gama

Ao contrário do que aconteceu com o mercado dos smartphones, os utilizadores começaram a procurar mais ainda por smartwatches. A explicação parece ser bastante simples.

Com o "rebentar" da pandemia do COVID-19 e consequente quarentena, muitos utilizadores passaram a recorrer a smartwatches topo de gama para monitorizar a sua saúde, sendo ferramentas importantes para controlar o ritmo cardíaco ao longo do dia.

Além disso, estando fechados em casa, muitos utilizadores passaram a ter atividades físicas como novas formas de passar o tempo. Como sabemos, smarwatches são os melhores companheiros para quem pratica atividade física regularmente.

Ainda que os números tenham aumentado de uma forma surpreendente, espera-se que durante o segundo trimestre o oposto venha a acontecer, com os números de vendas a sofrerem uma queda considerável.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android TV poderá ter os dias contados! Mas não precisas de entrar em pânico
  • Waze ficará ainda mais seguro com esta nova funcionalidade!
  • Apple: dramático unboxing das rodas do Mac Pro (custam 850€) que tens mesmo de ver (vídeo)
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.