windows 10 eventp 2

A tendência que se tem visto acontecer, de há uns anos para cá, verificou-se ainda mais uma vez, neste trimestre, com a queda, a nível mundial, de PCs vendidos. As vendas deste produto alcançaram os 60,6 milhões de unidades e o decréscimo foi de 11,5% em relação ao período homólogo.

Com efeito, a Lenovo e a HP continuam a dominar a quota de mercado com 20,1% e 19,2%, respetivamente. Uma nota que pode ser tirada da análise da tabela apresentada é que o nível de market share das marcas descritas aumentou, mesmo com um decréscimo nas vendas o que mostra que a Lenovo, a HP, a Dell, a Apple e a Asus, neste caso, aumentaram a sua importância no mercado dos computadores. Esta realidade pode ter uma de duas origens: ou as preferências por outras marcas diminuiu e, por isso, os utilizadores compraram computadores das marcas referidas acima ou, caso contrário, algumas marcas saíram de mercado e a sua quota deixou a contar para a estatística.

   

Worldwide-PC-Shipments

Para além de tudo isso, o facto de o Windows 10 ser grátis para os utilizadores individuais e, principalmente, empresariais, levou a que muitas não necessitassem de adquirir novos dispositivos e, desse modo, embora vantajoso para a Microsoft, num curto prazo, a longo prazo, quer para a empresa de Redmond, quer para as fabricantes de hardware, não é, de todo, benéfico.

Assim, a relevância dos computadores no mundo tecnológico é cada vez menor. Ainda que não totalmente substituíveis porque, de facto, ainda estão longe de sê-lo, é verdade e indiscutível que os smartphones e os tablets vieram, para muitos, atenuar a necessidade de os adquirirem.

Talvez queiras ver:

ViaMSPoweruser
FonteIDC
Desde cedo comecei a interessar-me pelo que podia fazer no computador. Porém, a grande paixão surgiu com o primeiro telemóvel e complementou-se com os smartphones. Nada há a dizer, são simplesmente fantásticos e úteis em todo o tipo de situações.