Vendas de jogo aumentam 400% depois de ser disponibilizado num site pirata!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Ao contrário do que se possa pensar, a pirataria nem sempre é significado de resultados negativos. Prova disso mesmo é o jogo Danger Gazers, que viu as suas vendas na Steam crescerem 400% depois do próprio developer o ter disponibilizado no popular site de torrents The Pirate Bay.

O jogo foi apenas lançado na plataforma Steam no início do ano (dia 2 de janeiro), mas acabou por não ter a procura esperada pelo seu criador.

Uma semana depois, Shota Bobokhidze decidiu fazer o upload do jogo no site de "pirataria", garantindo aos utilizadores que não tinha nenhuma segunda intenção e que este era o jogo completo e totalmente funcional. O único pedido feito pelo developer foi que, caso gostassem do jogo, considerassem comprá-lo através da Steam.

Aumento de vendas prova que nem sempre "pirataria" é sinónimo de "más intenções"

Bobokhidze revelou em entrevista ao site Polygon que se identifica totalmente com jogadores que, por qualquer que seja o motivo, não tenham condições para comprar um jogo. Afirma que durante a sua infância, a única possibilidade de poder jogar um título recém lançado era através de sites de pirataria.

Até mesmo para os jogadores que acabam por não comprar o jogo, o developer agradece o seu interesse e garante que existem inúmeras formas de apoiar o seu árduo trabalho. Seja ao recomendarem o jogo ao amigo na escola, partilhar o jogo nas redes sociais ou um simples email enviado para developer com feedback, todos os pequenos esforços ajudam o projeto.

Reações na Steam foram surpreendentes!

Além do incrível aumento no número de vendas, foram muitos os jogadores que decidiram deixar o seu comentário na página do jogo. Entre os muitos comentários, podemos encontrar muitos jogadores que afirmam ter comprado de imediato depois de descobrir que o developer tinha colocado de borla no The Pirate Bay.

Uma das reviews afirma ainda que "apesar de não ser o meu estilo de jogo favorito, tenho o maior prazer em suportar o developer". Curiosamente, existiram ainda vários utilizadores que além de pagarem o preço total do jogo (€8.19), decidiram ainda dar uma gorjeta generosa ao seu criador.

Editores 4gnews recomendam:

  • FIFA 20 Ultimate Team: Equipa da Semana traz-nos um Aguero que vais querer ter!
  • Finalmente! Ninja tem a sua própria skin lançada no Fortnite!
  • PUBG vai receber o mapa mais intenso de sempre com nova atualização!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.