Vendas da PS5 defraudam as expectativas da Sony

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Notícias pouco animadoras para a Sony, que vê os seus objetivos em relação à PlayStation 5 (PS5) irem por água abaixo. Face ao objetivo para o ano fiscal de 2023, que termina a 31 de março, a empresa espera vender menos 4 milhões de consolas do que seria de prever. Assim, em vez de vender os 25 milhões projetados, a marca deverá rondar os 21 milhões.

De acordo com o The Verge, a informação foi obtida através da divulgação dos resultados da empresa, relativos ao terceiro trimestre. Olhando de um ponto de vista relativo, nem se pode dizer que os números tenham sido maus de todo. No terceiro trimestre do ano, venderam-se 8,2 milhões de exemplares, quase mais 2 milhões do que no mesmo período do ano passado.

Os resultados encontram-se abaixo do esperado, mesmo atendendo ao facto de que a PS5 lançou o Homem-Aranha 2, um videojogo que, por si só, já é bastante forte e chamativo. Para além disso, a Sony havia lançado, no mês de novembro de 2023, uma versão mais fina da sua PS5. Todos os esforços não foram suficientes para cumprir com a meta definida.

Receita sobe 16% mas o lucro operacional cai 26%

Imagem Ilustrativa Playstation
Imagem Ilustrativa PlayStation (via Pexels)

À luz do que noticia o The Verge, sabe-se que a receita de jogos da Sony cresceu em 16%, no entanto, há um "pequeno" problema: o lucro operacional caiu 26%, devido às promoções efetuadas pela marca. Ainda assim, a análise dos números depende sempre da perspetiva a partir da qual os vemos. A Sony que o diga!

A empresa refere que, mais do que olhar às vendas unitárias, o objetivo, daqui para a frente, passa por enfatizar o lucro. De acordo com Naomi Matsuoka, vice-presidente da Sony, será dado um maior ênfase ao equilíbrio entre rentabilidade e vendas. A própria deixa, ainda, bem claro que a empresa não tem planos de fazer nenhum lançamento significativo, no próximo ano fiscal.

Há rumores de uma PS5 Pro até ao fim do ano

É caso para se dizer que, no mundo dos videojogos, a competição está ao rubro. Ainda que a vice-presidente da Sony não revele nenhum lançamento bombástico, há rumores de uma PS5 Pro, até ao final do ano de 2024. Já na concorrência, é de esperar que a Microsoft aposte na Xbox Series S atualizada e na Xbox Series X sem disco, que terá o dobro da capacidade de armazenamento. Já a Nintendo, por sua vez, parece ter uma nova abordagem debaixo da manga para a Switch.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.