"Vemos a Xiaomi a caminhar lentamente para número 1 em Portugal", diz Francisco Jerónimo da IDC

Bruno Coelho
Bruno Coelho
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A última parte da nossa conversa com Francisco Jerónimo, vice-presidente para Data & Analytics da IDC, passa pelo incontornável mercado português de smartphones. Num mercado em queda (-1,6%), foram as marcas chinesas que se destacaram pela positiva.

O grande destaque vai para o segundo lugar da Xiaomi, que continua a crescer a olhos vistos em Portugal. Forma 186 unidades vendidas de smartphones no último trimestre de 2024 e uma quota de mercado de 27%, já a ‘morder os calcanhares’ à Samsung.

“Vemos a Xiaomi a caminhar lentamente para número 1 em Portugal. É uma marca que se continuar a este ritmo, não me admiraria nada que em 2 ou 3 anos no máximo estivesse em número 1”, afirma o analista.

TOP 5 do mercado português de smartphones no quarto trimestre de 2024
TOP 5 do mercado português de smartphones no quarto trimestre de 2024

"Xiaomi continua com forte crescimento e isso verifica-se também nas outras categorias"

Ressalva, no entanto: “É claro que a Samsung vai sempre responder, mas a Xiaomi continua com forte crescimento e isso verifica-se também nas outras categorias, como Smart Home e wearables".

Além de a Xiaomi smartphones em todas as faixas de preço, Francisco Jerónimo acredita que ter bastantes categorias de produto contribui para isso. “No momento em que entras numa loja da Xiaomi porque queres uma scooter, uma lâmpada ou um power bank, daí a saltares para um telefone é uma questão de tempo”.

E claro, isso poderá contribuir também para cada vez os consumidores apostarem em modelos mais caros da marca. “No momento em que compras um média-gama, da próxima vez até ponderas comprar um mais caro”. E o mesmo se passará quando o carro cá chegar: “se alguém compra um carro, também comprará um telefone e na China está a acontecer”.

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Francisco Jerónimo, IDC. Fotografia: Mónica Marques // 4gnews

“Eles nunca tinham stock suficiente para a procura” do Honor Magic V3

“A Honor entrou pela primeira vez no número cinco em Portugal, o que é um facto marcante. A Honor está com um forte crescimento no mercado. O produto deles está a ser bem recebido, mesmo os topos de gama”, começa por dizer.

Não é de estranhar que “os gama-média são os que vendem mais”. No entanto, o smartphone dobrável mais fino à venda em Portugal, o Honor Magic V3, também vendeu bem dentro do seu segmento. “Eles nunca tinham stock suficiente para a procura”, refere.

A Honor foi a marca que mais cresceu em Portugal no último trimestre de 2024, com uma quota de 3% a aparecer no quinto lugar do mercado português, com mais 20 mil unidades vendidas. A Oppo também cresceu, tendo já uma quota de mercado de 11% e 73 mil unidades vendidas neste período.

A terceira posição mostra uma Apple com 148 mil unidades vendidas e uma quota de mercado de 22%, mas queda no nosso mercado no último trimestre de 2025. A Samsung, também em queda, mas com 203 mil unidades vendidas continua a liderar.

Confere as outras partes da nossa entrevista a Francisco Jerónimo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.