Se olharmos para as especificações de um telemóvel de topo, conseguimos ver muitas vezes o nome “Corning”. A marca fabrica os Gorilla Glass, que servem como protetor de ecrã. Os Corning Gorilla Glass são usados em muitos smartphones e tablets.
De acordo com a Android Authority, a novidade é que está a caminho um novo protetor de ecrã bem mais evoluído. Chama-se Gorilla Glass Ceramic (GGC) e o anúncio foi feito nas últimas horas. É possível que este vá ser integrado nos próximos dispositivos de ponta.
O que sabemos sobre o Gorilla Glass Ceramic?
Desde logo, e fazendo jus ao nome, este protetor de ecrã vai ter material de cerâmica para melhorar a sua resistência. Espera-se que, pela sua composição, o GGC vá reduzir bastante os danos causados em ecrãs após quedas.
A mesma fonte de informação avança que foram feitos testes de quedas com 1 metro de altura. Supostamente, este protetor de ecrã aguentou a 10 quedas seguidas, em superfícies que replicam o asfalto.
Recorde-se que o Corning Gorilla Glass Victus 2 conseguia dar um número de quedas não especificado. Nesta fase, ainda não há bases suficientes que nos permitam estabelecer uma comparação concreta entre esse modelo e o Gorilla Glass Ceramic.
Apesar de sabermos que será uma versão melhorada, falta conhecer ao detalhe em que medida tal se verifica. Efetivamente, não é a primeira vez que a Corning trabalha com cerâmica nos seus produtos.
Como recorda a Android Authority, a Corning chegou a elaborar anteriormente o Ceramic Shield para alguns dispositivos da Apple. Ao que tudo indica, o GGC vai-se estrear já “nos próximos meses” com um dispositivo da Motorola, segundo a marca.
A importância de um ecrã resistente
É possível que a proteção de ecrã seja um fator que não seja muito considerado na hora de comprar um telemóvel. Tendencialmente, geram mais atenção as características da câmara, da bateria ou até do processador.
No entanto, grande parte dos telemóveis que se estragam é por causa do ecrã. Segundo um relatório recente da PC Mag, 67% dos telemóveis que avariam têm problemas no ecrã. Assim sendo, com um protetor de alto nível, espera-se um aumento na durabilidade.