Está quase a fazer 8 anos de quando o Spotify fez um anúncio que gerou entusiasmo em bastantes fãs: a introdução do seu serviço Hi-Fi. No fundo, uma forma “premium” de ouvir música em padrões de qualidade mais avançados.
O anúncio foi feito em 2017, no entanto a funcionalidade não chegou efetivamente a ser lançada. É possível que, em 2025, o novo serviço Hi-Fi seja mesmo lançado. Quem o avança é a Bloomberg, num relatório publicado recentemente.
O que sabemos sobre o serviço Hi-Fi do Spotify?
De acordo com a Phone Arena, é expectável que este nível premium se vá chamar “Music Pro”. Como seria de esperar, vai estar sujeito a uma taxa adicional. Para já, estima-se que esta possa rondar os 6 euros por mês.
A questão é que não é apenas o áudio de alta qualidade que este “Music Pro” poderá oferecer aos utilizadores. Possivelmente, esta ferramenta também permitirá a mixagem de música através de Inteligência Artificial (IA).
Outro aspeto que torna este recurso ainda mais aliciante é a possibilidade de permitir acesso exclusivo a bilhetes de espetáculos. Não sabemos, contudo, se tal iria funcionar em todas as regiões ou só em algumas zonas. Nesta fase, não há nada que o negue ou confirme.
Quando vai ser lançado o “Music Pro”?
O relatório da Bloomberg sugere que o lançamento vai acontecer em 2025. No entanto, fica uma grande questão por esclarecer: em que altura do ano teremos o “Music Pro”. De momento, ainda há alguns assuntos por serem confirmados, em relação à ferramenta.
Ao que tudo indica, o Spotify está a negociar com algumas das principais agências a questão dos direitos. Também a parte dos bilhetes vendidos através da app está a ser discutida, nesta fase.
Para quem é um grande apreciador de música, seria uma adição muito interessante por parte do Spotify. Da mesma forma que há diferenças claras em assistir a um filme no cinema de forma convencional ou com IMAX, ouvir música Hi-Fi também seria um regalo para apreciadores de áudio de excelência.
Tudo faz prever que o Spotify vá adicionando novos recursos no “Music Pro”, ao longo do tempo.