A Samsung lançou o seu primeiro smartphone dobrável, o Galaxy Fold 5G, há mais de cinco anos. A sua maior rival Apple, no entanto, ainda não entrou no mercado que tem atraído muitos olhos ao longo dos anos.
Relatórios anteriores sugeriam que a gigante da tecnologia americana poderia lançar o seu primeiro iPhone dobrável em 2026. Agora, novas informações afirmam que esta linha temporal se mantém precisa, o que significa que a Apple está no caminho de lançar o primeiro smartphone dobrável na mesma época em que a Samsung lançará o Galaxy Z Fold 8 e o Galaxy Z Flip 8.
Dois novos dispositivos que prometem "abanar" o mercado
Segundo Jeff Pu, um conhecido jornalista e analista com foco em produtos Apple, a empresa estará no processo de desenvolver o primeiro iPhone dobrável, bem como um outro dispositivo, que será um híbrido de iPad e MacBook, para 2026.
O analista afirma que a empresa lançará o híbrido dobrável iPad/Mac no segundo trimestre de 2026, enquanto o iPhone dobrável só estará pronto no final desse ano. Relatórios anteriores sugerem também que o iPhone dobrável poderá ter o mesmo formato em "concha" que os telemóveis da série Galaxy Z Flip apresentam.
Porque não será lançado o smartphone dobrável em primeiro lugar?
Naturalmente, é uma grande possibilidade que, com o lançamento do primeiro smartphone dobrável da Apple, as vendas disparem e venham em grande número. Desta forma, se houver alguma coisa de errado com o dispositivo ou se não corresponder às expectativas dos seus utilizadores, a empresa pode enfrentar consequências pesadas em vários níveis.
É provavelmente por isso que a Apple está a planear lançar primeiro o híbrido iPad/Mac. Tal como acontece entre os seus outros computadores e smartphones, é muito possível que este dispositivo venda consideravelmente menos do que o iPhone next-gen.
Desta forma, se alguma coisa correr mal no desenvolvimento do produto, a marca poderá não ter de arcar com consequências tão graves como iria sentir com o iPhone dobrável.