A Google anunciou hoje que está a tornar a atribuição de trabalhos de grupo no Google Classroom mais fácil e mais rápida, com uma nova funcionalidade denominada "Grupos de alunos". Os professores poderão agora adicionar alunos individuais a grupos predefinidos antes de criarem e atribuírem trabalhos de grupo.
Google entra com o pé direito no ano letivo
A empresa está a entrar neste ano letivo com uma série de novas atualizações para a plataforma Classroom, como um novo "Navegador de Educação", uma funcionalidade "Ler em conjunto" e um "Modo escuro" para a aplicação móvel. No entanto, há muito que os professores esperavam por algo como os "Grupos de alunos" na aplicação.
Anteriormente, os professores tinham de criar primeiro uma tarefa e depois adicionar individualmente os alunos, se quisessem atribuir um trabalho de grupo. Para projetos de grupo ocasionais, isto funcionava bem, no entanto, era uma dor de cabeça para os professores que tinham regularmente os seus alunos a fazer trabalhos de grupo, especialmente se os seus alunos permanecessem nos mesmos grupos ao longo do ano letivo.
Como irão funcionar os novos grupos de trabalho
Hoje, o processo de atribuição de trabalhos de grupo torna-se muito menos incómodo. A partir do separador "Pessoas", os professores podem utilizar o novo botão "Grupo" acima da lista de alunos da turma para criar, nomear, adicionar e modificar grupos de alunos personalizados. Estes grupos serão uma opção disponível sempre que um professor criar um trabalho.
Anteriormente, a Google adicionou também a capacidade de importar listas de turmas de determinados Sistemas de Informação de Alunos (SIS), o que significava que alguns professores já não tinham de adicionar manualmente os nomes dos alunos, um de cada vez, a cada nova Sala de aula que criavam.