Ao que tudo indica, a Google vai implementar mensagens por satélite no Android 15. Para além disso, o utilizador vai poder executar outras ações de uma forma melhor. Pagamentos contactless e reconhecimento multilingue são alguns desses exemplos.
De acordo com o The Verge, a Google tem intenção de disponibilizar versões beta em breve. A previsão é que, entre os meses de abril e julho, o público já tenha acesso a uma versão aproximada do que será o Android 15.
Recorde-se que esta foi a segunda versão lançada pela Google. Como refere a mesma fonte de informação, uma das preocupações desta segunda developer preview relaciona-se com segurança. Fazer com que as apps compreendam a razão para alguns serviços estarem indisponíveis quando usam conexão via satélite é um dos incómodos detetados.
Trata-se da primeira confirmação oficial da Google a referir que o Android 15 terá mensagens através de satélite. Como a empresa referiu em comunicado, a segunda versão apoia “aplicações RCS pré-carregadas para usar conectividade via satélite para enviar e receber mensagens” (via The Verge).
O Android 15 poderá detetar quem está a gravar a tua tela
Em relação a outros melhoramentos, o The Verge informa que o Android 15 poderá detetar quem estiver a gravar a tua tela, em algumas apps. Como referido anteriormente, também os pagamentos contactless estão a ser alvo de melhorias, em apps que utilizam NFC.
Outro ponto a ser melhorado é o reconhecimento de áudio multilingue. Este foi introduzido no Android 14 e está a ser melhorado, para evitar que se percam palavras, sempre que o utilizador mudar de idioma.
Por fim, a Google também estará a trabalhar nos seus recursos de PDF, em aplicações. De acordo com a mesma fonte de informação, a empresa pretende adicionar suporte de arquivos protegidos por senha, edição de formulários, assim como pesquisa e seleção com cópia.