O ano de 2024 não foi propriamente positivo para a Audi, em termos de vendas. Segundo avança a Car Scoops, a gigante automóvel registou uma queda de 11,8%, que fez com que se vendessem “apenas” 1.671.218 carros, no ano que passou.
A descida foi generalizada e aconteceu em vários mercados importantes, como a China, a América do Norte e a Europa. Na Alemanha, por exemplo, o mesmo meio noticioso avança que a queda foi na ordem dos 21,3%.
Recorde-se que a Audi tem apostado em carros elétricos (VEs), no entanto os resultados não têm sido particularmente animadores. Embora a marca tenha lançado o Audi Q6 E-Tron, as vendas em VEs baixaram na mesma, em cerca de 8%.
Audi A7 e Audi Q3 são os principais destaques que chegam já este ano
Na tentativa de explicar o que tem levado aos maus resultados, a Audi explica que se têm vivido "condições económicas desafiadoras, um mercado intensamente competitivo e disponibilidade limitada de peças".
Nas palavras do CEO da Audi, o ano transato foi uma espécie de “transição” para a marca que está em busca de um novo rol de produtos. Gernot Döllner realça que, entre 2024 e 2025, serão vistos 20 novos produtos da marca.
Por falar em novidades, é expectável que vejamos, no ano de 2025, modelos novos do Audi A7 e do Audi Q3. A somar a esses veículos, a Audi também confirmou que irá introduzir “vários” novos híbridos plug-in no mercado.
Entre os dois modelos anteriormente mencionados, espera-se que a nova versão do Audi A7 vá mostrar uma mudança mais evidente. Ao que tudo indica, este poderá estrear-se logo no início de 2025, ainda que, para já, não haja uma data confirmada (via Motor Authority).
Resta esperar por futuras novidades acerca dos projetos automóveis da Audi. A título de curiosidade, segundo um relatório da Consumer Reports, a Audi é a 20ª marca de carros que mais satisfaz o público comprador de automóveis. O top 3 é composto por Rivian, BMW e Tesla.