Conforme avança a Android Headlines (AH), vem aí uma disputa judicial entre duas grandes empresas do entretenimento mundial. Isto porque a Disney processou o Youtube, por causa da transferência de um funcionário.
A questão é que o funcionário em causa assumia funções executivas na Disney e está prestes a juntar-se ao YouTube, como diretor global de media e desporto. No entender da Disney, a transferência de Justin Connolly viola o contrato com a marca.
O que preocupa a Disney, relativamente à saída de Connolly?
Como refere a mesma fonte de informação, a Disney receia que Connolly possa assumir uma vantagem privilegiada no YouTube, decorrente de conhecimento obtido no seu antigo trabalho. Recorde-se que Justin Connolly, ainda na Disney, estava a trabalhar em parceria com o YouTube.
Esta união de esforços entre o YouTube e a Disney era no sentido de renovar a licença entre ambas as marcas. O problema é que a Disney considera que foi o YouTube que “induziu” Justin Connolly a desobedecer a um contrato de trabalho de 3 anos.
Na sua nova posição executiva, ao serviço do YouTube, Connolly teria de gerir a relação da marca com plataformas como a Disney, que disponibilizam conteúdos na YouTube TV. O contrato assinado com a empresa fundada por Walt Disney tinha duração até ao dia 1 de março de 2027.
O que diz a Disney ao certo?
Segundo a Disney, “Connolly tem conhecimento profundo dos outros acordos de distribuição da Disney, dos detalhes financeiros relativos ao licenciamento do conteúdo da Disney para o YouTube e das estratégias de negociação da Disney, tanto em geral quanto em particular, com relação ao YouTube”.
Citada pelo mesmo meio de comunicação, a Disney diz ainda que “seria extremamente prejudicial se Connolly violasse o contrato que negociou há apenas alguns meses e trocasse de equipa enquanto a Disney trabalha num novo acordo de licenciamento com a empresa que está a tentar roubá-lo”.
A título de curiosidade, Connolly também esteve durante vários anos na ESPN, uma das plataformas de desporto mais famosas em todo o mundo.