Recentemente, falamos-te sobre a HMD Global e os seus planos para lançar o novo flip phone da Barbie. No entanto, atenção! A marca promete ser destaque por isso e muito mais. Assim, pretende reforçar-se, no que toca a telemóveis modulares, ao explorar este conceito de uma forma que nunca vimos.
Como refere Adam Ferguson, da HMD Global, a ambição da marca não conhece limites. De uma forma resumida, os grandes focos da empresa prometem assentar em dois pilares: sustentabilidade e reparabilidade.
Desta forma, espera-se que o primeiro smartphone da HMD reduza o número de etapas necessárias para trocar, por exemplo, uma tela partida. Assim, para o reparar, é preciso desmontá-lo e torná-lo, de certa forma, “modular”. É aí que entra o masterplan da marca: chama-se HMD Fusion.
Os HMD Fusion estarão equipados com Smart Outfits
Segundo refere a Digital Trends, a ideia é equipar os HMD Fusion com Smart Outfits, que servem para melhorar a funcionalidade do telemóvel. Sobre o Fusion, Ferguson diz que se trata de um smartphone fino, funcional e bastante sólido. No seu entender, o Fusion é único, pois terá conectores de seis pinos, que permitem às pessoas construir os seus Smart Outfits.
Associado ao HMD Fusion, existirá um kit de ferramentas, que permitirá aos utilizadores desenvolverem os seus próprios Smart Outfits. O que significa isto na prática? Terás um telemóvel que, por si só, será 100% funcional, contudo poderás criar acessórios extra (smart outfits). Ou seja, poderás, por hipótese, adicionar bateria extra ao telemóvel, equipamentos médicos, ou até leitores de códigos de barras.
Deverá ser lançado no verão de 2024
De acordo com Ferguson, uma vantagem sobre outras empresas que tentaram um conceito semelhante antes tem a ver com o grande conhecimento do público, hoje em dia, para questões como impressão 3D ou código. Isso, associado a outros fatores, fará com que, hipoteticamente, o telemóvel modular da HMD possa ter um maior destaque, junto do público.
Ainda não se conhece o design oficial, mas, tal como a marca refere, será de esperar que o modelo em questão seja lançado no verão de 2024. Quem sabe se não estará aqui uma autêntica "revolução" no mundo dos telemóveis modulares!