Ao que tudo indica, há um novo modelo de Inteligência Artificial (IA) que está prestes a ser lançado. O Grok 3 será lançado esta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, de acordo com a Reuters.
Este foi projetado pela xAI, com o objetivo de funcionar integradamente com o X, como uma espécie de concorrente do ChatGPT. Nas palavras de Elon Musk, o Grok 3 vai ser “assustadoramente inteligente” (via Tech Radar).
O “salto” que o Grok 3 deverá dar
Segundo a mesma fonte de informação, é expectável que o Grok 3 vá ser uma versão bem mais evoluída do que o Grok 3, em termos de raciocínio, poder computacional e adaptabilidade. Na visão de Musk, este modelo de IA poderá superar tudo aquilo que já conhecemos.
"O Grok 3 tem capacidades de raciocínio muito poderosas, então, nos testes que fizemos até agora, o Grok 3 está a superar qualquer coisa que já foi lançada, que tenhamos conhecimento, então isso é um bom sinal" - refere Elon Musk.
Um aspeto relevante acerca do Grok 3 é que este, previsivelmente, conseguirá evitar as habituais “alucinações” de IA. Ou seja, os erros e invenções que normalmente associamos a estes modelos.
De momento, ainda não sabemos se haverá algum upgrade face ao recurso de geração de imagens do Grok. Recorde-se que, em dezembro de 2024, a xAI anunciou que estava a basear-se num novo modelo para criar imagens de IA: o Aurora.
Segundo a empresa: “nós treinamos o [Aurora] em biliões de exemplos da internet, dando-lhe uma compreensão profunda do mundo. Como resultado, ele destaca-se na renderização fotorrealística e no seguimento preciso de instruções de texto”.
IA generativa tem sido um dos destaques de 2025
Para além do lançamento do Grok 3, agendado para esta segunda-feira, importa mencionar o modelo de IA que mais tem dado que falar em 2025: o DeepSeek. Esta IA chinesa foi lançada em janeiro e tem despertado reações bastante distintas.
De um lado, os utilizadores que têm aderido em massa ao DeepSeek. Do outro, algumas gigantes tecnológicas, como a Microsoft, que se encontra a investigar o modelo de IA. Tal como a 4gnews noticiou, há a suspeita de que pode ter havido um uso indevido dos dados do ChatGPT.
A imprensa internacional tem avançado que o DeepSeek representa um investimento bem inferior ao ChatGPT, por exemplo. No entanto, o seu desempenho, tal como noticia a BBC, consegue ser bastante “equivalente”.