A China acaba de levar a Internet a um novo patamar capaz de atingir uma velocidade-luz. Tudo porque acaba de implementar a primeira rede de banda larga 10G do mundo. Neste artigo mostramos-te tudo o que é possível com uma banda larga ultrarrápida e mais estável.
Localização da rede 10G e velocidades de download

Esta rede de 10G foi desenvolvida pela Huawei e pela China Unicom, na cidade Xiong’na. Esta metrópole, localizada a 112 quilómetros de Pequim, é conhecida pela sua veia futurista.
As duas empresas chinesas trabalharam em conjunto, com a supervisão do presidente do país, Xi Jinping. Agora prepara-te para o melhor de tudo: a rede de 10 G de Xiong’na consegue atingir uma velocidade de download de 10 gigabytes por segundo.
Tal significa que é possível fazer download de um filme em poucos segundos ou transmitir um vídeo na resolução 8K sem que a transmissão sofra quebras. Isto já para não dizer que podes usar qualquer plataforma de streaming em sessões contínuas sem problemas.
Mas há mais e melhores vantagens com esta rede que abrem as portas ao futuro. Esta rede 10G permite todo um sistema montado para carros autónomos, espaços imersivos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada, além de permitir a montagem de um sistema de cidade inteligente com tudo conectado entre si.
Por outro lado, esta rede 10G é também ideal para lidar com modelos de linguagem grande e com quantidades massivas de dados. Ou como quem diz com tecnologia de Inteligência Artificial ao mais alto nível.
De acordo com a agência Bloomberg, a construção desta rede teve um custo de 100 mil milhões de dólares – aproximadamente 87 mil milhões de euros. No entanto, está a atrair menos visitantes do que o esperado e já há quem lhe chame cidade-fantasma.
Mas não há dúvida que a China está a avançar no que diz respeito à massificação da Internet a velocidades ultrarrápidas. Enquanto o resto do mundo está ainda a adaptar-se à rede 5G, os chineses podem já experimentar o que o futuro tecnológico reserva.