A Hyundai com o seu modelo Ioniq 5 N lançou uma tendência no mercado de veículos elétricos: mudanças de marcha simuladas.
Agora, a BMW veio publicamente assumir que este conceito é algo que a marca está também a trabalhar e a obter resultados bastante interessantes.
Mudança simuladas fornecem feedback ao condutor
Foi numa entrevista à conhecida publicação Top Gear, que Frank van Meel, responsável da área M de desempenho da BMW, reconheceu que a marca gostou bastante da ideia da Hyundai e que também está a trabalhar em algo semelhante.
O executivo considera que as mudanças de marcha simuladas podem ser bastante úteis, no sentido em que fornecem feedback de condução ao condutor. Recorde-se que os veículos elétricos não estão equipados com transmissões de velocidades múltiplas.
“Num EV autêntico com apenas uma marcha, sem som e sem emoção, o condutor não sabe se está a 125 ou a 150 km/h”, explica o responsável da BMW. “É preciso uma solução para esta situação”, acrescenta van Meel, reconhecendo que a BMW já obteve “algumas abordagens muito interessantes”.
Ruídos falsos de motor é outra hipótese a considerar
No mesmo sentido, a BMW está também a considerar incluir ruídos simulados do motor sincronizados com as ações do condutor, revelou o responsável da marca. Mas esta não é uma ideia original da BMW.
O Ioniq 5 N da Hyundai também já reproduz sons semelhantes ao modelo a gasolina Elantra N. Por sua vez, tanto a Toyota como a Dodge podem também vir a incluir mudanças de marcha simuladas nos seus próximos veículos elétricos.
Estas declarações de Frank van Meel surgem depois de, numa entrevista anterior, o responsável da BMW ter assumido que a marca está a desenvolver uma versão elétrica do modelo M3, baseada na sua plataforma de próxima geração Neue Klasse.