Veículos elétricos com mudanças simuladas? Algumas marcas dizem sim

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Hyundai com o seu modelo Ioniq 5 N lançou uma tendência no mercado de veículos elétricos: mudanças de marcha simuladas.

Agora, a BMW veio publicamente assumir que este conceito é algo que a marca está também a trabalhar e a obter resultados bastante interessantes.

Mudança simuladas fornecem feedback ao condutor

BMW M3
A BMW está a desenvolver uma versão elétrica do seu modelo M3 aqui na imagem Crédito@BMW

Foi numa entrevista à conhecida publicação Top Gear, que Frank van Meel, responsável da área M de desempenho da BMW, reconheceu que a marca gostou bastante da ideia da Hyundai e que também está a trabalhar em algo semelhante.

O executivo considera que as mudanças de marcha simuladas podem ser bastante úteis, no sentido em que fornecem feedback de condução ao condutor. Recorde-se que os veículos elétricos não estão equipados com transmissões de velocidades múltiplas.

“Num EV autêntico com apenas uma marcha, sem som e sem emoção, o condutor não sabe se está a 125 ou a 150 km/h”, explica o responsável da BMW. “É preciso uma solução para esta situação”, acrescenta van Meel, reconhecendo que a BMW já obteve “algumas abordagens muito interessantes”.

Ruídos falsos de motor é outra hipótese a considerar

No mesmo sentido, a BMW está também a considerar incluir ruídos simulados do motor sincronizados com as ações do condutor, revelou o responsável da marca. Mas esta não é uma ideia original da BMW.

O Ioniq 5 N da Hyundai também já reproduz sons semelhantes ao modelo a gasolina Elantra N. Por sua vez, tanto a Toyota como a Dodge podem também vir a incluir mudanças de marcha simuladas nos seus próximos veículos elétricos.

Estas declarações de Frank van Meel surgem depois de, numa entrevista anterior, o responsável da BMW ter assumido que a marca está a desenvolver uma versão elétrica do modelo M3, baseada na sua plataforma de próxima geração Neue Klasse.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt