Os últimos dias ficaram marcados por um anúncio da Apple que foi algo polémico. Tanto assim é que a empresa, esta quinta-feira, 9 de maio, decidiu pedir desculpas pela forma de promover o tablet iPad Pro.
Posto isto, qual foi o motivo ao certo desta polémica em torno da Apple? No vídeo, eram visíveis alguns instrumentos musicais a serem amassados por uma espécie de triturador hidráulico.
A Apple reconhece que falhou o alvo
A recetividade não foi propriamente positiva e o vice-presidente da Apple assumiu as culpas da empresa. Nas palavras de Tor Myhren, “erramos o alvo com este vídeo e lamentamos”. Em baixo, podes ver o vídeo que esteve na origem da polémica.
A publicação foi feita pelo CEO da Apple, Tim Cook, nesta terça-feira, 7 de maio. Como podes ver, a abordagem foge um bocadinho do convencional, sendo que se vê uma guitarra e um piano, por exemplo, a serem “compactados” no novo tablet da marca.
Entre os vários comentários feitos pelos utilizadores, é visível o desagrado. No X, um user refere que se trata do “vídeo mais feio de sempre da Apple”.
Em concordância, @JuddBaroff escreve, também no X: “não tenho a certeza se destruição voluntária de todas as coisas boas e bonitas deste mundo era realmente a vibe que vocês estavam a tentar”.
Atendendo ao feedback amplamente negativo, a Apple terá decidido voltar com as suas intenções atrás e não partilhar o anúncio na TV (via Ad Age). De um modo global, é evidente que a destruição de instrumentos musicais gerou emoções negativas nos fãs.
Recorde-se que não é propriamente a primeira vez que um anúncio da Apple gera polémica. Como relembra a CNBC, a empresa fez um anúncio em 2018 a promover o iPad Pro que não caiu muito bem no público.
No vídeo em questão, que podes ver acima, uma criança perguntava “o que é um computador?”. A perceção dos fãs foi bastante negativa e, de um modo geral, consideraram o anúncio altamente “pretensioso”.
Quatro anos depois, parece que a polémica se voltou a repetir. Face ao assunto, a empresa já reconheceu a falha, pedindo desculpa por eventuais incómodos.