Vê como funcionará o Android no Surface Duo da Microsoft (vídeo)

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Para que os programadores possam começar a desenvolver aplicações para o Surface Duo, a Microsoft já disponibilizou o primeiro emulador do Android para o equipamento. O editor Zac Bowden, do Windows Central, já o experimentou e partilhou com o mundo um pouco da sua experiência.

Num vídeo de quase dois minutos, partilhado no Twitter, é possível ter uma noção de como funcionará o Android no equipamento da Microsoft. É possível que alguns ajustes ainda venham a ser implementados, mas a experiência final não deverá fugir muito do que é mostrado.

Surface Duo permitirá usar duas aplicações em simultâneo

Importa desde já notar que o Surface Duo é um equipamento com dois ecrãs e não um smartphone dobrável. Este é um produto concebido a pensar na produtividade e este vislumbre da sua interface faz jus a essas promessas.

O vídeo partilhado dá-nos a entender que a Microsoft preocupou-se mais em possibilitar o uso de duas aplicações em simultâneo do que em permitir que uma possa usar todo o ecrã do Surface Duo. Será ainda possível passar aplicações de um ecrã para o outro, consoante te for mais vantajoso.

O menu de aplicações recentes também só é mostrado em um dos ecrãs. Isto para que possas facilmente pegar numa dessas aplicações e usá-la no outro ecrã.

O vídeo documenta ainda a possibilidade de fixar três aplicações na parte inferior de cada ecrã. No entanto, sempre que abres uma aplicação num dos ecrãs, o outro passará a mostrar as seis apps fixadas para um melhor multitasking.

Não se sabe se futuramente a Microsoft possibilitará o uso de uma aplicação nos dois ecrãs. Por enquanto isso não parece estar nos planos da empresa, mas caso exista pressão dos programadores nesse sentido, talvez a tecnológica mude de ideias.

Microsoft surpreendeu o mundo com a apresentação do Surface Duo

Sem que nada o fizesse prever, a empresa norte-americana apresentou o Surface Duo em outubro passado. A grande surpresa reside no facto de este equipamento vir com Android e não Windows.

Depois do cancelamento do Windows Phone, todos esperavam um Surface Phone com uma versão modificada do Windows 10 para dispositivos móveis. Tal não aconteceu e não está nos planos da empresa, visto que Panos Panay já admitiu que o Android é a melhor opção disponível.

O Surface Duo possui dois ecrãs com uma diagonal de 5.6 polegadas cada, com uma resolução de 1350 x 1800 pixels e um processador Snapdragon 855. Pouso mais se sabe acerca do equipamento, além de que o seu lançamento está previsto para o final deste ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • Pocophone X2: leak confirma o que todos esperavam ser mentira! (vídeo)
  • Huawei P40 Pro. Nova cor dá-nos um olhar diferente do smartphone
  • Review Samsung Galaxy Tab S6: o derradeiro tablet Android!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.