A Inteligência Artificial faz já parte da nossa rotina e as empresas tecnológicas lutam para disponibilizar modelos de linguagem grande (LLM) em todos os dispositivos móveis. Dada a exigência desta tecnologia, várias empresas foram obrigadas a desenvolver padrões LLM “mais pequenos” para os smartphones, por exemplo.
No caso da Google, este modelo reduzido chama-se Gemini Nano e agora abriu as suas portas a muitos mais marcas e modelos de smartphones. Verifica neste artigo se o teu modelo Android é já um dos felizes contemplados com Gemini Nano.
Lista de smartphones com suporte para Gemini Nano
Eis a primeira lista com a versão Gemini Nano mais antiga:
Pixel 8
Pixel 8 Pro, Pixel 8a
Samsung
Galaxy S24
Galaxy S24+
Galaxy S24 Ultra
Galaxy Z Flip 6
Galaxy Z Fold 6
Xiaomi
14T
14T Pro
Mix Flip
Motorola
Edge 50 Ultra
Razr 50 Ultra
Realme
GT6
E agora o Gemini Nano com multimodalidade
Ainda que a primeira versão do Gemini e a sua variante com multimodalidade façam parte da mesma família de LLM, esta segunda versão tem também suporte para entradas de imagem, voz e áudio, além das entradas de texto da primeira versão.
Garante a Google que o Gemini Nano com multimodalidade tem o dobro do tamanho da versão anterior e, consequentemente, um melhor desempenho quando aplicada em situações da vida real.
Para já, os únicos smartphones que contam com suporte para Gemini Nano com multimodalidades são os modelos da série Google Pixel 9 – Pixel 9, Pixel 9 Pro, Pixel 9 Pro XL e Pixel 9 Pro Fold.
As diferenças entre as duas versões do Gemini nano
As diferenças entre as duas variantes estão diretamente relacionadas com o tamanho. O modelo com multimodalidade é capaz de lidar com vários tipos de entradas e impulsionar os recursos IA em várias aplicações diferentes.
Como por exemplo, o Talkback para gerar descrições de imagens, o Pixel Recorder para resumo de transcrições de áudio, O Pixel Weather para fornecer um resumo do clima para esse dia ou o Phone by Google que resume chamadas telefónicas.
O Gemini Nano mais antigo está mais limitado até porque só aceita entradas de texto. Gera resposta inteligentes em aplicações de mensagens compatíveis e resume transcrições de áudio de até 15 minutos. Isto nos smartphones Pixel.
Já nos restantes modelos Android alimenta o recurso Magic Compose do Google Messages que usa as últimas 20 mensagens para gerar sugestões de respostas.
Aguardam-se agora informações sobre quando a Google vai abrir portas a outras marcas de smartphones no seu Gemini Nano com multimodalidade.