No mundo da tecnologia, é frequente existirem questões acerca de segurança. Então quando o tema são compras online, os cuidados devem sempre ser redobrados. Posto isto, mostramos-te as 10 lojas que mais burlas registaram em 2023.
O relatório foi feito pela Kaspersky que é uma grande referência na segurança. O estudo levado a cabo pela empresa de software contempla várias áreas, desde malware bancário a tentativas de burla. Na imagem abaixo, podes ver a lista completa.
A Amazon é o maior alvo de burlas
No topo da lista, é impossível não reparar na grande percentagem relativa à Amazon. Ao todo, 34% das tentativas de burla em compras online aconteceram nesta plataforma.
Para completar o pódio, encontram-se outros dois gigantes que são bem conhecidos do público. O segundo lugar vai para a Apple, onde se registam cerca de 19% das burlas em compras online. Já o terceiro posto segue para a Netflix, com aproximadamente 15%.
Observando com atenção os dados, é possível ver que a esmagadora maioria dos golpes acontece no trio anteriormente descrito. Feitas bem as contas, Amazon, Netflix e Apple recebem cerca de 68% deste tipo de golpes.
A estratégia principal passa pelo anúncio de "grandes descontos"
Do quarto lugar para baixo, os números não são tão pronunciados, mas mesmo assim podem ser preocupantes. No quarto posto, segue a Louis Vuitton, com cerca de 6%. Recorde-se que a marca é especializada na venda de bolsas e malas.
O resto do top 10 é preenchido por marcas que também já deves ter ouvido falar. Com base no relatório da Kaspersky, a sequência do 5º para o 10º lugar, respetivamente, é: Shopify, Alibaba Group, Spotify, eBay, Luxotitica e Mercado Libre.
Nestas marcas, os números variam entre os 2% e os 5%. Importa ainda destacar que, para além dos nomes referidos, o relatório destaca os cerca de 8% de golpes online feitos a partir de outras plataformas.
Como refere a Secure List, uma das estratégias mais usadas é o aliciamento do comprador a obter descontos significativos. Isso faz com que o interesse aumente, pelo que, cada vez mais, é preciso ter máxima atenção nas compras que efetuamos.