É hoje, dia 20 de janeiro, que Donald Trump toma posse como presidente dos EUA. A cerimónia tem início às 11h30 locais – 16h30 de Lisboa – e vai contar com a presença de muitas caras conhecidas do mundo high-tech. A maior parte dos líderes das grandes empresas de tecnologia vai estar presente, com a exceção de Jensen Huang, CEO da NVIDIA.
Apple, Amazon e Meta representadas pelos responsáveis máximos
As grandes tecnológicas norte-americanas não só não vão faltar à chamada como vão fazer-se representar nesta cerimónia por responsáveis máximos. Tim Cook, o CEO da Apple, Jeff Bezos, presidente e fundador da Amazon e Mark Zuckerberg, CEO da Meta garantiram já a sua presença na tomada de posse.
Mas mais do que irem à cerimónia, os líderes high-tech, desde novembro de 2024 quando foi conhecido o resultado das eleições, têm vindo a mostrar o seu apoio à nova administração da Casa Branca. Mais especificamente, um apoio financeiro.
Tim Cook, no início deste mês contribuiu com 1 milhão de dólares (980 mil euros) para o fundo de Donald Trump. Mas não foi o único. Google, Amazon, Meta, OpenAI, Toyota, Ford e até a Goldman Sachs e o Bank of America também fizeram as suas contribuições. Tudo somado a administração Trump conseguiu arrecadar 200 milhões de dólares (cerca de 195 milhões de euros).
Estas contribuições, no entanto, são impulsionadas por uma razão bastante forte. Donald Trump deixou já bem claro que planeia colocar novas tarifas em vigor e, com estas contribuições, os vários líderes tech estão a tentar obter isenções dessas novas taxas.
Recorde-se que, durante o primeiro mandato de Donald Trump, a Apple conseguiu ficar isenta de algumas taxas, nomeadamente sobre o iPhone, iPad e Mac. Ainda assim, viu-se obrigada a pagar tarifas com o Apple Watch, AirPods e HomePod.
CEO da NVIDIA está de visita à Ásia
Quem vai faltar à cerimónia de posse de Donald Trump é Jensen Huang, CEO da NVIDIA, que está agora de visita à Ásia, como é seu hábito durante o novo ano lunar.
Ainda que este responsável máximo do mundo high-tech seja a ausência mais notada, não é a primeira vez que acontece. Aliás, Huang nunca foi a qualquer tomada de posse de um presidente dos EUA, de acordo com uma fonte próxima da empresa que pediu anonimato ao site SCMP.
No início de janeiro, Jensen Huang disse publicamente que gostaria muito de conhecer Donald Trump e que a sua empresa ia fazer todos os possíveis para que a administração Trump tivesse sucesso.