Vários dispositivos Xiaomi chegam ao fim: vê se o teu está na lista

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Como certamente saberás, nenhum smartphone é suportado pela marca para sempre. Quando esse período finda, costuma-se dizer que o smartphone em causa chegou ao fim da sua vida.

A Xiaomi tem uma lista com estes equipamentos no seu site oficial e essa acaba de ser atualizada. Isso significa que mais modelos das linhas Xiaomi, Redmi e POCO deixarão de ser atualizados pela marca.

Xiaomi Pad 5 e Redmi Note 11 Pro são os mais mediáticos a entrar na lista

Um dos modelos mais sonantes adicionados a esta lista é o Xiaomi Pad 5. O tablet apresentado pela marca em 2021 chega agora ao final da sua vida útil, o que significa que não receberá mais atualizações.

Xiaomi
Lista de equipamento em fim de vida

Em seguida, verifica-se a presença dos Redmi Note 11 Pro e Note 11 Pro+ nesta lista. Curiosamente, estes equipamentos surgem na secção Xiaomi, ao invés de figurarem na secção da Redmi.

Este é apenas um detalhe curioso, mas o significado é o mesmo. São dois equipamentos que deixam de ser considerados prioritários e merecedores da atenção dos responsáveis da marca chinesa.

Por fim, eis que temos também a adição do POCO X3 GT. Neste caso, apenas a versão vendida na Indonésia perderá o seu suporte oficial, não sendo certo o futuro das restantes versões do smartphone.

O que significa esta mudança?

A adição destes equipamentos à lista de fim de vida da Xiaomi representa o término do respetivo suporte oficial. Por outras palavras, significa que deixarão de receber atualizações.

Estas englobam atualizações de sistema e novas funcionalidades, bem como atualizações de segurança. O último ponto é aquele que merece maior atenção da parte dos seus utilizadores.

Isto significa que a Xiaomi deixará de disponibilizar correções para as ameaças de segurança mais recentes. Isso sim pode ser um problema para alguns utilizadores, sobretudo aqueles que possuem dados sensíveis nos seus smartphones.

Dito isto, a solução que os detentores destes equipamentos têm é comprar outro modelo mais recente. Assim garantirão o acesso às principais atualizações desse modelo, até que o mesmo seja adicionado a esta lista.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.