Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Vão chegar a Portugal mais 2 marcas chinesas de carros elétricos

A NIO e a Firefly estão prestes a ser lançadas no mercado automóvel em Portugal. As duas foram importadas pelo Grupo JAP.
Automóvel
(via NIO)

O mercado de automóveis na China está a ganhar cada vez mais força e a sua expansão para outras regiões é a prova disso mesmo. Desta vez, há mais duas marcas que estão prestes a chegar a Portugal: a NIO e a Firefly.

Tal como refere a Razão Automóvel, quem assumiu a importação destas duas marcas foi o Grupo JAP. Importa referir que a Firefly é uma marca subsidiária da NIO. Espera-se que ambas cheguem ao mercado nacional ainda em 2025.

Sobre a chegada destas novas marcas a Portugal

Quem já se pronunciou sobre a chegada da Firefly e da NIO foi o administrador do Grupo JAP. Nas palavras e Jan Oehmicke, “a NIO representa o futuro da mobilidade premium e estamos orgulhosos por liderar a sua entrada em Portugal”.

O representante do grupo acrescenta ainda que “esta parceria reflete o compromisso [da marca] com a sustentabilidade e com a liderança na nova era da mobilidade elétrica”.

A NIO está a expandir-se em território europeu e não é só em Portugal. Para além do nosso país, a marca automóvel chinesa vai chegar a países europeus como Grécia, Chipre, Bulgária e Dinamarca.

O que vem aí ao certo?

Passando agora aos automóveis prestes a chegar a Portugal, sabemos que a NIO vai introduzir três novos modelos elétricos. São estes: o EL6, um SUV compacto, o ET5, uma berlina desportiva, e o ET5 Touring, uma versão em carrinha.

Segundo a mesma fonte de informação, a Firefly vai apresentar-se no mercado automóvel nacional com o modelo “Firefly”, que tem um custo de 19.600 euros na China. De salientar que os preços tendem a alterar, consoante o mercado em que se inserem.

Uma das hipóteses a ser considerada é a introdução de estações de troca de bateria. Na prática, estas permitem trocar uma bateria descarregada por uma 100% carregada em cerca de 3 minutos. O Grupo JAP refere que esta hipótese está em “análise”.

Parece que a aposta da NIO na Europa é para continuar. Tanto assim é que Thijs Meijling, diretor da marca no velho continente, reforça a importância da Europa na estratégia de crescimento da marca.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.