
O novo capítulo da franquia de jogos de ação da Koei Tecmo chegou esta quarta-feira (21): Ninja Gaiden 4, desenvolvido pela Team Ninja, já está disponível para PC, Xbox Series X|S e PlayStation 5. Este lançamento marca a continuação da série principal após Ninja Gaiden 3, lançado originalmente para PlayStation 3 e Xbox 360.
Este tem sido um excelente ano para os fãs da franquia. Afinal, Ninja Gaiden 2 Black, remasterização do segundo título, também chegou no início do ano e foi aclamado pela crítica, alcançando uma nota de 80 no agregador de notas Metacritic.
Agora, é hora de conferir as primeiras impressões sobre Ninja Gaiden 4, cujo embargo de críticas terminou na última segunda-feira (20). No momento da publicação deste artigo, o quarto título da série tem uma pontuação de 83 no Metacritic, com base em 39 avaliações da crítica especializada — 90% positivas, 10% mistas e nenhuma negativa.
Vale a pena comprar Ninja Gaiden 4?
O novo jogo está a ser considerado um ótimo regresso da série, algo repetido em várias análises, com os críticos a elogiar o sistema de combate, que apesar de diferente dos anteriores, mantém o espírito da franquia.
“Ninja Gaiden 4 é uma ótima entrada na saga. Não inventa nada de revolucionário, mas melhora praticamente tudo o que os títulos anteriores fizeram de bom e corrige muitos dos erros. A câmara funciona, o combate é fluido e brutal, Yakumo é um protagonista competente que não fica atrás de Ryu, e os aspetos técnicos estão à altura. Tem algumas falhas, é claro. As secções sobre trilhos tornam-se repetitivas, a dificuldade pode ser frustrante em vez de desafiadora em certos momentos, e a quantidade de técnicas é avassaladora no início. Mas essas são queixas menores no contexto geral.”
— Areajugones
“Ninja Gaiden 4 é uma mistura brutal de respingos de sangue excessivos, armas gratificantes e ação gloriosamente estilizada. Elimina as más memórias de Ninja Gaiden 3 e faz-me ansiar por mais jogos de ação com personagens, servindo como um lembrete nostálgico de quando títulos como Ninja Gaiden, Devil May Cry e Bayonetta dominavam o mercado antes da recente proliferação dos jogos tipo Souls. Cada mudança é significativa, adicionando às bases sólidas e evoluindo a fórmula para destacar o seu combate fenomenal.”
— Gamespot
“Este é um triunfo do género, que oferece ação fluida e exagerada, recompensando paciência e mestria. O sistema de poder de sangue adiciona uma camada de profundidade ao combate, permitindo-te ir além dos teus limites.”
— GamesRadar+
“Embora a Platinum tenha guiado Ninja Gaiden numa nova direção com a história e o mundo, felizmente manteve-se fiel ao guião no que toca à jogabilidade de Ninja Gaiden 4. O estilo característico da série — combate rápido e sangrento — foi recriado e aperfeiçoado aqui, com a mesma mistura de combos intensos, mortes por obliteração e decapitações com a Andorinha Voadora, tudo tão brutal e satisfatório quanto antes.”
— The Gamer
Por outro lado, as críticas mistas apontam alguns fatores que podem incomodar os jogadores, como ambientes e inimigos repetitivos e o excesso de informação no ecrã (HUD).
“O HUD ocupa o ecrã inteiro, com contadores de combo no canto superior esquerdo, barras de saúde na parte inferior, tutoriais em todo o lado direito e pontos de interação a surgir por todos os lados. Exagerei um pouco com os pontos de interação, mas eles já turvam um ecrã demasiado cheio. Junta a isso uma multidão de inimigos a atacar de todos os lados, e é muito fácil perder o controlo.”
— PlayStation Universe
“Talvez o maior ponto fraco do jogo seja a falta de variedade em termos de ambientes e, em menor grau, de inimigos.
A história mantém o foco nas ruínas de Tóquio e, embora haja alguma diversidade, muitas das áreas repetem-se. Vais ver muitos telhados molhados pela chuva e iluminados por néon, instalações militares estéreis e reinos demoníacos azul-acinzentados — e até atravessar algumas das mesmas zonas mais de uma vez.”
— Push Square
Pretendes jogar Ninja Gaiden 4? Lembra-te de que o título está disponível através do Xbox Game Pass. Se já começaste a tua aventura no novo capítulo da série, conta-nos o que estás a achar nos comentários abaixo.