Período de candidaturas termina a 12 de fevereiro de 2026
O Governo português quer ver o país com mais carros elétricos e, como temos vindo a noticiar, está a fazer regressar os apoios estatais para incentivar os portugueses a adquirir este tipo de veículos.
E a partir de hoje, 29 de dezembro, todos os condutores interessados em comprar um EV podem candidatar-se a receber um apoio estatal. O período de candidaturas termina a 12 de fevereiro de 2026 ou até que a “dotação disponível se esgote (via TSF).
Na prática, o Governo está a disponibilizar um total de 17,6 milhões de euros para esta nova fase. Por outras palavras, as candidaturas agora abertas terminam ou na data anunciada de fevereiro de 2026 ou quando se esgotar o plafond de apoio disponível.
As condições e apoio disponível
Tal como anunciado anteriormente, todas as candidaturas devem ser feitas a partir do site Fundo Ambiental. Mantêm-se as exigências de que o carro elétrico adquirido seja novo, assim como o abate de um veículo movido a combustível fóssil com mais de 10 anos.
Preenchendo os requisitos, os candidatos podem receber um apoio à compra nos valores entre 4 mil euros e 5 mil euros.Mas atenção este apoio refere-se a veículos elétricos de passageiros que não podem ter um preço superior a 38,5 mil euros, já com IVA e despesas incluídas ou com um preço até 55 mil euros, caso o elétrico tenha mais de cinco lugares.
As bicicletas elétricas podem também beneficiar desta iniciativa com um apoio ao comprador num valor que varia entre os 500 e 1500 euros. Já os motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos elétricos podem ter um apoio máximo de 1500 euros.
