Vais adorar este recurso de IA do Samsung Galazy Z Flip 6 e Fold 6

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Nas últimas horas, só se fala no evento Unpacked da Samsung que aconteceu esta quarta-feira, dia 10 de julho. Entre as várias novidades que foram dadas pela marca sul-coreana, destacou-se uma sobre o Galaxy Z Flip 6.

Para além das câmaras, há um recurso deste dobrável da Samsung que salta à vista, que é o modo “Interpreter”. Basicamente, como o nome indica, este tem a capacidade de traduzir o que é dito em tempo real.

Já que estamos em altura de férias, faz de conta que vais passar uns dias ao estrangeiro. Para evitar problemas de comunicação, basta gravar o que queres dizer, que o recurso de Inteligência Artificial (IA) faz o que o vídeo em baixo te mostra.

A IA traduz em tempo real, de forma audível, o que tu dizes

Como pudeste reparar, quase de forma instantânea, a IA apenas espera que acabes de falar para transmitir o que disseste. Isso, por si só, já é um recurso interessante, que ainda se torna mais apelativo atendendo à forma como aparece.

De acordo com a Tech Radar, as diferentes transcrições aparecem nos ecrãs Cover e Main dos smartphones. O que quer isto dizer? No fundo, o ecrã dobrável divide-se em dois: de um lado da dobradiça, as tuas interações, do outro lado, as interações da pessoa com quem falas.

Se repararmos com atenção no vídeo, é possível ver que o texto traduzido aparece no visor externo. Depois, se a outra pessoa responder, já teremos o conteúdo no visor interno, e assim sucessivamente.

O recurso não é novo no ecossistema Samsung

z flip 6
Imagem Ilustrativa (via Samsung)

Ainda assim, importa destacar que não estamos perante um recurso novo, já que o “Interpreter” se encontra no recente Galaxy S24. No entanto, por ter um único ecrã, a forma da ferramenta funcionar é muito mais complicada.

Afinal de contas, é preciso andar sempre a virar o ecrã de um lado para o outro, para ser possível uma interação. No Galaxy Z Fold 6, ao não haver esse problema, é de prever que a conversa seja muito mais fluida.

De qualquer maneira, é importante saber uma ou outra coisa, antes de experimentar esta funcionalidade. Como refere a mesma fonte de informação, é importante que atives o Modo Flex, caso contrário o recurso não funciona devidamente.

Outro senão que é preciso ter em conta, de acordo com a própria Samsung, tem a ver com a fiabilidade das traduções. É expectável que, em algumas situações, o telemóvel possa captar mal o que dizes, até por questões de dicção, eventualmente.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.