Vai ser ainda mais difícil encontrar vídeos sobre armas de fogo no YouTube

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 2 min.

É mais uma decisão para reforçar a posição que o YouTube tem assumido ao longo dos anos em relação ao uso de armas de fogo: a partir de 18 de junho começam a ser aplicadas as novas políticas de restrição sobre vídeos com este tipo de conteúdos que sejam colocados naquela plataforma.

A política do YouTube está longe de ser nova, mas a plataforma de vídeos da Google pretende apertar ainda mais o cerco à colocação destes tipos de vídeos online. Em causa estão não só conteúdos que ensinem ou promovam a utilização de armas de fogo, mas também a proteção dos utilizadores mais novos.

Novas restrições do YouTube a vídeos com armas de fogo
Crédito: pixabay

Como remover o bloqueio de uma arma?

É uma resposta que vais deixar de encontrar nos conteúdos do YouTube. Assim que entrar em vigor a nova política, todos os vídeos que expliquem como remover a segurança de uma arma serão proibidos.

Mas há mais. Mesmo nos casos de conteúdos com armas que não estejam incluídos na nova lista de restrições, o YouTube irá introduzir restrições de idade. Só os utilizadores com mais de 18 anos poderão aceder aos respetivos conteúdos.

As novas restrições juntam-se à lista que o YouTube já tem em vigor relativa à publicação de vídeos com conteúdos associados a armas de fogo. Neste grupo estão incluídos vídeos que orientem os utilizadores sobre a compra de uma arma, que ensinem a construir armas de fogo, acessórios ou munições, sem esquecer os tutoriais que ajudam a mudar uma arma de manual para automática.

Vídeos com armas de fogo passam a ter mais restrições no YouTube

Em declarações ao Engadget, Javier Hernandez, porta-voz do YouTube, referiu que as atualizações à política sobre armas de fogo “fazem parte dos esforços contínuos para manter políticas que reflitam o estado atual dos conteúdos no YouTube. Por exemplo, a impressão 3D tornou-se mais disponível nos últimos anos, por isso estamos a expandir as nossas restrições ao conteúdo que envolvam a construção de armas de fogo caseiras. Revemos regularmente as nossas diretrizes e consultamos especialistas externos, garantindo que estamos a desenhar os limites certos”.

Filmes, Jogos e notícias de fora das restrições

De forma a prevenir a tentativa de publicação de vídeos com base nas novas políticas, o YouTube possui uma help page com uma lista de todos os conteúdos com armas de fogo que não podem ser usados. Do mesmo modo a empresa explica ao detalhe as novas regras, bem como as penalizações que as páginas e os canais poderão receber.

Assim, caso a nova política seja violada num período de 90 dias, o YouTube fará um aviso contra o canal. Três avisos ignorados darão direito ao encerramento da conta e do canal.

Garante o site Android Police que o YouTube não vai aplicar as restrições a conteúdos relacionados com filmes, notícias, videojogos e conteúdo artístico.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.