Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Utilizas o Gmail? Há um novo recurso que te poderá dar muito jeito

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Aparentemente, o Gmail no Android vai ter uma nova atualização que tornará a tua experiência muito mais fácil. Espera-se que, em breve, o utilizador possa usar um botão capaz de sumarizar o e-mail que recebeu.

De acordo com a Android Central, a ferramenta será possível através de recursos de Inteligência Artificial (IA). A confirmar-se, podes poupar tempo de leitura e obter, na mesma, as partes mais importantes.

Quem descobriu esta funcionalidade foi PiunikaWeb, em parceria com AssembleDebug. A mesma fonte de informação refere que estes encontraram um botão de “Resumir” na app de Gmail para Android.

Ainda que o botão não se encontre ativo, podes vê-lo em baixo.

Gmail app readying 'Summarize this email' feature powered by Gemini AI on AndroidRead - https://t.co/clWBLuQs1p#Gmail #Android pic.twitter.com/TVtylD37ZH

— AssembleDebug (@AssembleDebug) 5 de abril de 2024

O botão já está na versão web do Gmail e é acessível a quem tem Gemini for Workspace

Principalmente em e-mails longos, pode ser bastante útil. O botão é desenvolvido pelo Gemini e já se encontra na versão web do Gmail. Esta é acessível aos utilizadores do pacote Gemini for Workspace.

Assim sendo, acaba por ser natural que o botão chegue até à aplicação de Android do Gmail. De qualquer forma, a Google esclarece o funcionamento deste recurso.

Aparentemente, o botão só poderá ser utilizado em conversas que têm mais do que duas respostas. Segundo a Android Central, é expectável que esta funcionalidade seja dedicada, especialmente, a uso empresarial.

Tal como foi possível ver na fotografia anterior, o botão deverá aparecer em baixo da área destinada ao “assunto” do email. Para além disso, existe outra funcionalidade com potencial utilidade que já chegou ao Gmail.

Gmail Pessoa Escreve
Imagem Ilustrativa (via Copilot AI)

Já existe um botão de respostas automáticas do Gemini

Na plataforma de correio eletrónico, existe um botão “Ask Gemini”. Ao clicares nele, o botão deverá oferecer possíveis respostas, com base na conversa que estiver a acontecer.

Outra das descobertas feitas pelo AssembleDebug tem a ver com um suposto menu de três pontos. Este encontra-se dentro dos tópicos de e-mail. Contudo, nesta fase, ainda não oferece qualquer tipo de conteúdo.

Ao que tudo indica, o Gmail está a ficar mais inteligente com os recursos do Gemini. Depois da app de Android já ter recursos de sugestão de resposta, não deverá faltar muito para a plataforma resumir emails.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.