Utilizador instala o Windows 11 num smartphone Xiaomi mais antigo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Já imaginaste como seria correr o Windows 11 num smartphone Android? Bem, um entusiasta quis testar se tal projeto era exequível e conseguiu mesmo colocar este sistema operativo a correr num POCO X3 Pro.

Esta aventura foi contada ao mundo pelo utilizador anh0l no Reddit. Nessa plataforma, ele partilhou imagens que comprovam que é efetivamente possível correr o Windows 11 num smartphone Android menos recente.

Tal como ele refere na sua partilha, isto foi possível graças ao Project Renegade. Trata-se de um projeto de código aberto que permite instalar o Windows em alguns smartphones Android.

Windows 11 POCO

Windows 11 corre suavemente num POCO X3 Pro, mas não sem problemas

Segundo o testemunho deste entusiasta, o Windows 11 correr de forma suave no seu POCO X3 Pro. Tal comprova que este equipamento possui hardware necessário para correr o sistema operativo da Microsoft.

No entanto, o utilizador em causa refere que existem alguns inconvenientes. O mais notório são problemas com o ecrã sensível ao toque que apresenta algumas falhas.

Nos comentários ele explica que foi necessário instalar uma versão alternativa da UEFI desenhada para smartphones. Adicionalmente, foi necessário “injetar” alguns drivers específicos para que tudo funcionasse.

Quando questionado sobre a autonomia do smartphone com o Windows 11, ele diz que é horrível. A bateria do seu POCO X3 Pro dura apenas 2,5 horas, o carregamento é bastante lento e o smartphone aquece rapidamente.

Ou seja, é realmente possível instalar o Windows 11 no POCO X3 Pro, mas a experiência de utilização não é a melhor. Os contratempos mencionados acima comprovam que este não é o sistema operativo mais indicado para correr num smartphone de uso diário.

Tal como diz anh0l, ele dedicou-se a este projeto simplesmente “porque não”? Ou seja, serve para provar que é possível instalar o Windows 11 num smartphone Android, mas nunca para o substituir numa utilização diária.

Ao ler este artigo, os fãs do Windows Mobile podem alimentar alguma esperança de um regresso do software. No entanto, a Microsoft não demonstra qualquer intenção de ressuscitar o seu sistema operativo para smartphones, pelo menos por enquanto.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.