Users de Android que passam para iPhone preferem versões "antigas"

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

O Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) fez um estudo acerca dos utilizadores que mudam de Android para iPhone. Desde já, uma das conclusões fáceis de tirar é que as percentagens deste tipo de utilizadores tem-se mantido constante ao longo dos últimos anos, dentro de valores que oscilam entre os 11% e os 15%.

À luz do que é possível constatar, com base no estudo do CIRP, as percentagens dos users que têm mudado para Android têm sido as seguintes:

  • 2019 - 13%
  • 2020 - 11%
  • 2021 - 11%
  • 2022 - 15%
  • 2023 - 13%

Android iPhone

Imagem ilustrativa (via Pexels)

51% dos users muda para modelos de iPhone 14

Ainda que sejam apenas números, as percentagens dadas pelo CIRP ajudam a compreender a lógica dos switchers de Android para iPhone. No ano de 2023, 29% dos utilizadores terão comprado os modelos iPhone SE 3 , iPhone 12 e iPhone 13 / iPhone 13 mini.

Para além disso, o mesmo estudo sugere que também os modelos do iPhone 14 são destinos de eleição para quem usa Android. O CIRP refere que 51% destes optam por adquirir um modelo de iPhone 14. A qualidade, certamente, será um grande fator, mas o facto destes modelos mais antigos da Apple terem orçamentos dentro do budget de muitos Android, faz com que a mudança aconteça desta forma.

Gráfico CIRP
iPhones comprados por quem muda de telemóvel (via CIRP)

Sendo assim, tendem a optar por versões menos dispendiosas deste telemóvel da Apple. Exemplos disso mesmo são as versões iPhone SE3, iPhone 12 ou iPhone 13, que tendem a ser alguns dos preferidos junto desta fatia de público.

Os “switchers” de Android costumam procurar poucas funcionalidades

Outra possível razão que o CIRP atribui relaciona-se com a não-necessidade dos utilizadores de Android em usar todos os recursos das gamas mais recentes de iPhone. Como os próprios escrevem, “usar iMessage, FaceTime e emparelhar o telefone com AirPods, talvez seja uma atualização suficiente” (via Phone Arena).

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.