USB 4 vem aí e traz a velocidade do Thunderbolt 3 para todos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

As boas novas foram anunciadas pelo USB Implementers Forum (USB-IF). O USB 4 está a caminho e espera-se que tenha velocidades que dobram as da versão atual. Se no USB 3.2 é possível atingir uma velocidade máxima de 20Gbps, é expectável que o USB 4 ofereça 40Gbps.

Estas velocidades são bastante familiares a quem prestar um pouco de atenção. Em boa verdade são as velocidades do Thunderbolt 3, disponível desde 2015. Ademais, a Intel anunciou em 2017 a vontade de libertar a tecnologia a todos, com a expectativa de a tornar standard. Inegavelmente cumpriu a promessa.

Basicamente, para quem não sabe, o Thunderbolt 3 oferece até 100W de potência. Ou seja, espera-se o mesmo deste USB 4. Ademais, será possível utilizar gráficas externas e terá poder para dois monitores 4K ou um 5K.

Obviamente que terás de usar cabos capazes de atingir os 40Gbps. Ou seja, se tiveres cabos e acessórios Thunderbolt 3, é provável que funcionem com a nova porta. Inegavelmente isto significa que o USB 4 vai agora colocar-se ao lado de uma tecnologia com três anos.

Monitor 5K? USB 4 traz essa possibilidade

Contudo, esta tecnologia quer tornar-se standard. Ao sê-lo, ficará necessariamente mais acessível e barata. O USB-IF espera que esta nova versão simplifique o ecossistema. Ou seja, serão pré-definidas as especificações mínimas para que um dispositivo possa ter USB 4.

Embora o USB 4 vá integrar as características do Thunderbolt 3, ambos vão coexistir. Um será aberto a todos, e o outro continuará a ter de ser certificado pelas construtoras. As especificações completas do USB 4 devem chegar no segundo semestre de 2019. Contudo, só daqui a ano e meio é que as marcas devem começar a produzir dispositivos com a tecnologia.

Em síntese, neste momento é um pouco cedo para tirar conclusões. Ainda não há datas, mas parece que em breve a confusão entre USB-C e Thunderbolt 3 pode acabar. Embora com anos de atraso, é bom ver esta velocidade e capacidade a tornar-se standard. Os criadores de conteúdo agradecem.

Editores 4gnews recomendam:

Este suporte do smartphone da Xiaomi para o carro é incrível!

Google apanhou mais de 1 milhão de apps inseguras

Gran Turismo Sport chegou aos 7 milhões de jogadores

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.