USB 3.2 é o novo formato de USB do Tipo C / USB-C

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Quando finalmente a porta USB do Tipo C ou simplesmente USB-C estava a tornar-se popular e mundialmente aceite, eis que surge um novo protocolo para complicar o vasto catálogo de portas, ligações, conexões e terminologia técnica e fastidiosa. Chama-se USB 3.2 e promete velocidades impressionantes.

Vê ainda: Wareztuga está mesmo de volta!? Mais ou menos…

Agora que o USB do Tipo C começava a ser facilmente identificável pelo público, sendo aliás uma conexão já praticamente universal. Desde carregar o computador até transferir ficheiros do disco rígido externo.

É verdade, começamos a ver a porta USB-C em tudo, desde o nosso altifalante Bluetooth, a porta do smartphone e até as novas consolas já possuem esta interface. Agora entra em cena um novo protocolo, o USB 3.2.

USB do Tipo C vs USB 3.2 - O que muda?

A tecnologia não para de evoluir. O ritmo a que as inovações são descobertas e implementadas está cada vez mais rápido e muito em breve, a porta USB-C ou USB do Tipo C já não será a interface mais rápida em existência.

Partido deste pressuposto, sempre na busca da próxima grande novidade, o Texas Instruments, entre outras.

Este grupo acabou de anunciar um novo padrão de porta USB-C ou USB do Tipo C. Chama-se USB 3.2 e permitirá, pelo menos em teoria, a utilização do modo multi-lane ou multi-faixa dos cabos USB do Tipo C já em circulação.

Para já ainda está em fase de desenvolvimento. Ainda está apenas no papel. Contudo, a partir de setembro poderemos ver as primeiras aplicações práticas deste novo tipo de USB-C ou USB do Tipo C.

A grande particularidade do USB 3.2 será a maior velocidade de transferência de dados. Pelo menos no papel será capaz de transferir até 20Gbps (20 gigas por segundo). Como é isto possível?

USB 3.2 atingirá velocidades de 20Gbps

De uma forma simples, a nova tecnologia USB 3.2 utilizará os condutores, os cabos USB-C ou USB do Tipo C em existência como se fossem uma faixa de rodagem com mais do que uma via de trânsito.

Pelo lado positivo, o novo protocolo aproveitará os cabos em circulação. Por outro lado, apenas os mais recentes serão capazes de suportar estas velocidades. Mas calma, até 2019 isto não te deverá afetar.

Podendo fazer transferências de dados com duas faixas de 5Gbps ou duas faixas com 10Gbps atingindo assim o valor combinado de 20Gbps. É uma tecnologia promissora, sendo consideravelmente mais rápida do que o padrão atual - 10GBps, duplicando assim este valor.

Apenas os cabos USB-C suportarão estas velocidades até 20Gbps

Para que seja possível utilizar estas vias da "faixa" de rodagem, apenas os cabos USB do Tipo C suportarão a nova tecnologia. Os demais não possuem a infraestrutura necessária para permitir este tipo de velocidades na troca de dados.

Em suma, apesar de ser mais um protocolo para nos baralhar, a seu tempo e se os fabricantes aderirem a este novo formato, deverás sentir as diferenças na velocidade de transmissão de dados.

Contudo, a tecnologia em si não deve estar pronta para aplicações práticas em grande escala antes do final do ano apesar de podermos ver mais desenvolvimentos já em setembro de 2017.

Ficaremos atentos e para já não será motivo de preocupações. Os primeiros produtos come esta conexão só deverão começar a surgir em meados de 2018 ou mesmo 2019.

Outros assuntos relevantes:

MIUI 9 é oficial! Conhece as novidades da Xiaomi

Este é o TOP 5 smartphones até 300€ (julho 2017)

Wareztuga está mesmo de volta!? Mais ou menos…

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.