Já se tornou habitual ver a Xiaomi a andar de “mãos dadas” com a inovação tecnológica. Posto isto, consta que a marca chinesa terá registado uma patente, nos últimos dias, de um telemóvel ligeiramente diferente daquilo a que estamos habituados.
De acordo com a 91 Mobiles, trata-se de um smartphone dobrável em forma de concha. Até aí, tudo bem. O que o torna tão especial e fora do comum é o facto de, em teoria, se poder destacar as duas metades, através do vinco central.
Um “esboço” daquilo que seria o telemóvel
Como podes ver na imagem acima, esta seria a configuração expectável para o smartphone. Nesta fase, importa destacar que é um mero protótipo e ainda não se sabe se irá entrar em fase de produção ou não.
De qualquer forma, a Xiaomi já fez o pedido de patente à Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China (CNIPA). Segundo a mesma fonte de informação, os esboços que podemos ver foram feitos pela própria marca chinesa.
Efetivamente, não tendo mais do que um esboço, fica por esclarecer de que forma seria feita a “separação” do telemóvel? Seria algo em que as duas partes se sobrepunham como se fossem corpos distintos? Ou daria mesmo para usar dois mecanismos separadamente?
Ainda não há como ter uma resposta concreta a esta pergunta, mas certamente que gostaríamos de ver a Xiaomi a levar o projeto para a frente.
O design tem alguns traços do Xiaomi Mix Flip
Em função das imagens que dispomos, dá para ver que há algumas semelhanças de design com o Xiaomi Mix Flip. Desde o posicionamento do botão de (des)ligar, até às teclas de volume, passando pela grade de altifalante, vemos que “bate certo” com o dobrável já lançado.
No entanto, a principal diferença que vemos é ao nível da câmara. Enquanto, nestes desenhos, se vê um espaço destinado a 3 câmaras, no Mix Flip, só existem duas traseiras.
Em suma, é interessante ver a “luta” pela diferenciação no mundo dos dobráveis. Depois da Huawei ter lançado o primeiro tridobrável da história, também se fala em grandes planos da Honor para o futuro, dentro desta área.
Ao que tudo indica, a marca quer conceber um smartphone que consegue dobrar em várias direções. Tal seria possível através de diferentes mecanismos de eixo giratório. Também seria bem interessante que a Xiaomi se “juntasse à festa” com este dobrável invulgar.