
Se ainda estás agarrado ao Windows 10 e usas o Microsoft 365, fica o aviso: a Microsoft vai deixar de lançar novos recursos para o Office neste sistema operativo a partir de agosto de 2026.
A mudança é gradual, mas inevitável e, no final, só quem estiver no Windows 11 terá acesso às novidades do Office.
Fim dos novos recursos começa em agosto de 2026
A Microsoft confirmou discretamente que o Microsoft 365 vai deixar de receber novas funcionalidades no Windows 10 a partir de agosto de 2026. Esta mudança afeta tanto utilizadores domésticos (planos Pessoal e Família) como empresariais (Canal Atual).
Para os restantes canais empresariais, o corte também já tem data marcada:
- 13 de outubro de 2026 para o Canal Empresarial de Atualização Mensal
- 12 de janeiro de 2027 para o Canal Empresarial de Atualização Semestral
Ou seja, quem quiser manter o acesso a novas funcionalidades — como melhorias no Word, Excel, PowerPoint e companhia — terá mesmo de atualizar para o Windows 11.
Atualizações de segurança continuam até outubro de 2028
Apesar de deixar de receber novas funcionalidades, o Office continuará a ser atualizado com correções de segurança no Windows 10 até 10 de outubro de 2028. Esta foi uma decisão tomada depois de a Microsoft ter recuado no início deste ano, quando inicialmente não ia estender este suporte.
Assim, os utilizadores poderão manter-se no Windows 10 com alguma tranquilidade durante mais dois anos após o fim oficial do suporte, mas sem acesso a novas ferramentas, experiências ou melhorias baseadas em IA que venham a surgir.
Windows 10 cada vez mais encostado à parede
O Windows 10 vai atingir o fim oficial da sua vida útil a 14 de outubro de 2025. A Microsoft tem insistido numa campanha para migrar utilizadores para o Windows 11, que já ultrapassou finalmente o seu antecessor como sistema operativo de desktop mais usado. Contudo, sabe-se que ainda há milhões de dispositivos a correr o sistema antigo.
Para quem não quiser (ou não puder) abandonar o Windows 10, a Microsoft oferece uma pequena almofada: é possível estender o suporte às atualizações de segurança por mais um ano de forma gratuita, desde que o utilizador ative a funcionalidade “Cópia de Segurança do Windows”.
Promoção do dia!