Milhões (e milhões) de pessoas utilizam o WhatsApp para conversar com conhecidos e amigos. A questão é que o círculo de contactos está prestes a ser aumentado, graças à adição dos “personagens” de Inteligência Artificial (IA), com quem será possível falar.
De acordo com a Android Authority, deverá chegar em breve à app móvel um conjunto de chatbots da Meta AI. Vale a pena referir que estes serão segmentados por categorias e, para vários temas diferentes, tens “amigos” especializados.
O que mais sabemos sobre este novo recurso do WhatsApp?
Segundo a mesma fonte de informação, com base num relatório do WABetaInfo, foi identificada a versão 2.25.1.26 beta para Android. A mesma já nos vai dando uma perspetiva visual e aproximada de como vai funcionar o recurso.
Na imagem acima, é possível reparar na estética destes “AI Characters”. Aparece uma espécie de subtítulo a negrito, onde se pode ler a área de especialização do personagem e uma breve descrição sobre as funções que o mesmo exerce.
Como se isso não bastasse, tens ainda a possibilidade de criar o teu próprio personagem de Inteligência Artificial. Tal como ilustra a imagem em cima, deverá aparecer uma opção que diz: “O que faz a tua IA e o que a torna única?”.
Neste campo, existe um campo de texto, onde deverás elaborar as particularidades do teu companheiro de IA. “O WhatsApp usa essas informações para adaptar o comportamento e as interações da IA. Além da descrição, o WhatsApp pedirá aos usuários que definam a função e o objetivo principal da IA. Esta etapa ajudará a atender às necessidades específicas” - pode ler-se no relatório da WABetaInfo.
De forma a ajudar os utilizadores na criação dos “amigos de IA”, o WhatsApp exibe algumas sugestões de especialização. Na captura de ecrã que se pode ver em cima, os emojis indicam que o personagem poderia ser especialista em culinária ou desportos, por exemplo.
Convém realçar que este recurso de personagens de IA ainda está em desenvolvimento. Resta esperar para ver quando a ferramenta chega à maioria dos utilizadores. Por enquanto, o WhatsApp ainda não se pronunciou, oficialmente, sobre o tema. No entanto, tudo pressupõe que o recurso chegará numa atualização próxima.