Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Usas WhatsApp? Esta é a maior falha de sempre e podia ter-te posto em perigo

Foi recentemente identificada uma grande falha de segurança no WhatsApp que poderia ter posto em risco milhões e utilizadores.

WhatsApp

Ao que tudo indica, foi registada uma grande falha de segurança no WhatsApp, uma das aplicações de mensagens mais usadas do mundo. A informação é avançada em primeira mão pelo Wired, uma fonte norte-americana bastante confiável.

A mesma publicação menciona que os pesquisadores de segurança encontraram uma vulnerabilidade capaz de comprometer a segurança de 3,5 mil milhões de números de telemóvel.

Houve consequências negativas provocadas por esta vulnerabilidade?

No meio do mau, a boa notícia é que esta vulnerabilidade não foi aproveitada por hackers ou outros agentes de malware. No entanto, fica o aviso, até porque, segundo especialistas, este poderia ter sido "o maior vazamento de dados da história".

Outro ponto relevante em que a reportagem do Wired toca tem a ver com o facto da Meta já ter alertado para esta situação há 8 anos. Alegadamente, mesmo sabendo do que se estava a passar, a Meta não adotou nenhuma medida preventiva.

A propósito desta falha do WhatsApp, terá sido descoberto que a empresa não coloca limite ao número de verificações que se podem fazer de um número de telemóvel. Isso faz com que haja maior probabilidade de haver ataques deste nível.

Tendo consciência disso, um grupo de estudiosos da Universidade de Viena explorou essa mesma lacuna para obter o contacto de praticamente todos os utilizadores do WhatsApp. O procedimento foi bastante rápido, tendo sido possível obter cerca de 30 milhões de números de telemóvel em apenas meia hora.

“Até onde sabemos, esta é a exposição mais ampla de números de telemóvel e dados de utilizadores relacionados já documentada” - alerta Aljosha Judmayer, que também fez parte deste estudo.

Perante o que aconteceu, o WhatsApp referiu que já se encontrava a trabalhar no assunto e que nenhum “pirata” informático estava a aproveitar esta falha. De qualquer maneira, é bastante preocupante saber que, com tanta facilidade, era possível descobrir dados pessoais. Afinal de contas, o WhatsApp é usado por milhões de pessoas e Portugal não foge à regra.

Esperançosamente, os problemas de segurança serão resolvidos, até porque se não forem, o mais lógico seria o WhatsApp ressentir-se disso.

Xiaomi Smart Air Fryer 6,5 l
Xiaomi Smart Air Fryer 6,5 lfritadeira de ar 6,5L, 1800W, controlo por voz, 100+ receitas, temperatura até 220°C
59,90 €Amazon
129,99 €-54%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.