Um relatório recente da Android Authority (AA) sugere-nos que um novo recurso de chamadas pode estar a caminho dos telemóveis Galaxy da Samsung. Na prática, seria algo semelhante ao já existente “Live Voicemail” da Apple.
Esta funcionalidade chegou aos iPhones em 2023, juntamente com o iOS 17. A ferramenta em questão é destinada àqueles telefonemas que vão para o voicemail e a outra pessoa deixa mensagem de voz. A Samsung quer que o áudio fique armazenado no dispositivo.
O que descobriu a Android Authority?
Numa investigação levada a cabo pelos nossos colegas da AA, foi possível dar uma vista de olhos no código informático da One UI 8. Recorde-se que este sistema é baseado no Android 16, que será incorporado nos próximos modelos Galaxy.
Ao pesquisar pelas linhas de código, foi encontrada uma menção a “voicemail no dispositivo”. A funcionalidade presente no código da Samsung é sensivelmente igual à descrição feita em cima.
Ou seja, uma chamada é feita, o utilizador não atende. O passo seguinte é processar no dispositivo o áudio da mensagem. Supostamente, esta novidade também permite atender a chamada enquanto o outro utilizador deixa mensagem no voicemail.
Samsung vs Apple: a principal diferença no uso deste recurso
Entre o Live Voicemail da Apple e o novo plano da Samsung, há uma diferença principal que pode fazer a diferença. O da marca sul-coreana pretende deixar o utilizador personalizar a duração do toque no seu telemóvel. É de salientar que, nos telemóveis da Apple, isso não é permitido.
A novidade da Samsung poderia ser bastante útil para vários tipos de pessoas. Desde aqueles que são mais distraídos, aos que têm mais dificuldades auditivas, por exemplo. Por enquanto, consta que o recurso poderá ser inicialmente lançado no Bangladesh, Nepal, Sri Lanka e Índia.
Ficamos a aguardar pela possibilidade de ser eventualmente lançado no mercado global, onde Portugal também se insere.