É cada vez mais comum usar plataformas como o Tinder, para encontrar parceiros românticos. A mais recente notícia é que esta dating app vai ter um recurso de Inteligência Artificial (IA) que te ajuda a atrair mais facilmente quem desejas.
De acordo com a Phone Arena, a ferramenta vai chegar ainda no mês de julho, aos Estados Unidos. Ainda não sabemos quando chega a Portugal, mas é bem possível que seja uma questão de tempo.
A IA do Tinder quer ajudar o utilizador a escolher autenticidade
A funcionalidade em questão chama-se “Photo Selector” e basicamente usa a IA para ajudar os utilizadores a escolher a foto de perfil. Por outras palavras, esta tecnologia baseia-se num algoritmo inteligente para apostar na fotografia com mais potencial de surtir efeito nas pessoas que veem o teu perfil.
Esta seleção é feita a partir das fotografias que tu guardas no teu telemóvel. Como explica o próprio Tinder, a IA está à procura de autenticidade. Já se sabe que a tendência é querer impressionar e o que o Tinder faz é garantir que isso não anula aquela que é a verdade.
Segundo a própria aplicação, mais de metade dos utilizadores consideram bastante desafiante escolher a fotografia ideal. Isto porque querem sempre passar uma certa mensagem visual e, desta forma, o processo pode tornar-se mais simples.
Assim, o Tinder junta essa perspetiva dos users aos cerca de 85% que consideram que as dating apps devem representar o “verdadeiro eu”. Outro exemplo que é referido tem a ver com o aumento de 71% de probabilidade de conexão, para homens que publicam mais do que uma fotografia da cara.
Não é propriamente uma novidade, até porque as pessoas querem sempre saber ao pormenor quem está do outro lado. Assim, uma simples fotografia pode ser pouco.
O Photo Selector ajuda na decisão, não a toma sozinho
No fundo, é de prever que o Photo Selector vá ser uma espécie de “amigo digital” que usa a IA para saber o que querem ver do outro lado. É sempre impossível “entrares na cabeça” de outra pessoa, mas desta forma vai ficar mais fácil.
Nem que seja em termos de tempo, já que os dados do Tinder apontam que os users, entre os 18 e os 24 anos, gastam cerca de 33 minutos para escolher uma fotografia da aplicação.
O Tinder mostra-se orgulhoso com esta inovação
Sobre o assunto, a app mostra-se “orgulhosa” por ser a primeira a usar a IA de forma proveitosa para o utilizador. No entanto, o Tinder explica que o objetivo não é tirar o teu poder de decisão.
"Estamos a desenvolver IA para ajudar a tomar decisões, não para tomá-las por ti. O nosso compromisso com os nossos users é claro e aplica-se igualmente à nossa visão de IA: no Tinder, desenvolvemos tecnologias inovadoras para criar um espaço mais seguro para as pessoas fazerem conexões autênticas” (via Phone Arena).
A ferramenta promete. Deste lado, apenas nos resta esperar para ver quando surgem novidades relativas a Portugal.