Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Usas o Google? Há coisas que vão mudar (e muito) em 2025

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Aparentemente, o motor de busca do Google vai estar sujeito a algumas alterações. Quem o sugere é o próprio CEO da Google, Sundar Pichai, numa teleconferência da empresa, realizada esta terça-feira (dia 4).

Logo no início da reunião, Pichai afirmou: “à medida que a IA continua a expandir o universo de consultas que as pessoas podem fazer, 2025 será um dos maiores anos para a inovação em pesquisa até agora” (via Tech Crunch).

O próximo grande plano da Google

Segundo a mesma fonte de informação, o Google vai passar a contar com novos recursos de Inteligência Artificial (IA) do DeepMind. A expectativa é que, aos poucos, o Google se vá tornando numa espécie de assistente de IA.

No fundo, algo mais aproximado ao que o ChatGPT já consegue oferecer. Na conferência da Google, o CEO sugere ainda a possibilidade do motor de busca processar vídeo ao vivo de uma câmara ou do ecrã de um PC, por exemplo. Este tipo de competências são relativas ao Projeto Astra da Google.

Pichai garante mudanças já em 2025

Sundar Pichai faz ainda menção ao Gemini Deep Research (GDR), como um recurso que pode mudar a forma como o motor de busca da Google é usado. O GDR, basicamente, consegue fazer relatórios de pesquisa bastante extensos em pouco tempo.

Assim, ajudar-se-ia o utilizador a poupar tempo e trabalho, em pesquisas feitas organicamente e tendencialmente demoradas. O CEO da Google refere, de forma entusiasmada, que assim se “expande dramaticamente os casos de uso em que o [Google Search] pode funcionar”.

Sundar Pichai deixa ainda a garantia: “isto são tudo áreas de exploração, e irão ver-nos a colocar novas experiências na frente dos utilizadores ao longo de 2025” (via Tech Crunch).

O próprio acrescenta ainda que há uma grande “oportunidade” para os utilizadores interagirem mais com o Google Search e, pelo caminho, fazerem perguntas. Por isso, acredita que o motor de busca da Google vai “evoluir ainda mais” e “impulsionar mais crescimento”.

Com o ChatGPT a afirmar-se cada vez mais, é expectável que o Google Search se aproxime cada vez mais do modelo de IA da OpenAI.

Google Pixel 8 - Smartphone Android livre com câmara Pixel avançada, bateria com autonomia de 24 horas e poderosas funções de segurança - Obsidiana, 128 GB
Google Pixel 8 Smartphone Android livre com câmara Pixel avançada, bateria com autonomia de 24 horas e 128 GB
456,42 €Amazon
812,21 €-44%
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.