Usas o Google Gboard? Conhece as novidades que estão a caminho!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O Google Gboard é uma das aplicações de teclado mais usadas no mundo por boas razões. A Google conseguiu fazer um sério concorrente ao Swiftkey quando não se achava possível.

As novas atualizações já vinham a ser referidas há algum tempo e os utilizadores começam finalmente a receber as novidades. Assim sendo, vamos perceber o que muda e o que foi acrescentando.

Clipboard do Google Gboard já aceita imagens

O Google Gboard começou a implementar uma funcionalidade chamada clipboard há uns meses. Ou seja, quando copiavas um texto, a informação ia para a tal divisão chamada "clipboard". Perfeito para guardares moradas ou algum texto que passas a vida a escrever.

Contudo, a nova funcionalidade agora também já guarda imagens. Ou seja, poderás copiar uma imagem para o clipboard e utilizares sempre que necessário. Perfeito para uns memes que sejam difíceis de encontrar mas que tanto adoras. Ou então para guardares a informação do teu NIB e IBAN que usamos recorrentemente.

Vale a pena referir que não chega copiar a imagem. Precisas de copiar e ir ao clipbpard do Gboard e "colar". Só aí é que a imagem ficará guardada no clipboard para usares mais tarde.

Adeus Pesquisa Google, olá Google Lens

O Google Lens também foi uma funcionalidade referida na versão beta e que agora está a chegar ao público em geral. A funcionalidade está "escondida" nos 3 pontos no canto superior direito do Google Gboard.

Ao acederes ao Gogole Lens terás a possibilidade, por exemplo de copiar um texto ao simplesmente apontares a câmara. A aplicação transformará essa "foto" em texto para enviares de forma simples e rápida.

As novas atualizações estão a chegar gradualmente aos utilizadores. Ou seja, tanto podes receber as novidades hoje como daqui a umas semanas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Misterioso smartphone Xiaomi pulveriza toda a concorrência na AnTuTu
  • Google Keep: ficarás bem mais organizado devido a esta atualização da aplicação
  • A mais irreverente smartband do mundo será revelada no dia 30 de julho pela Huawei
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.