Não só em Portugal, mas também no resto do mundo, são vários aqueles que usam o telemóvel desde que acordam até à hora de dormir. Isso culmina em várias horas de uso diário do smartphone, prática essa que nem sempre é desejável.
Por esse motivo, uma cidade no Japão decidiu fazer frente ao uso dos smartphones. A cidade em questão é Toyoake e fica na província de Aichi. A medida em questão não representa propriamente o “fim da picada” para os telemóveis nesta cidade nipónica, mas sim um condicionamento do tempo de utilização.
Os residentes só podem utilizar o telemóvel 2 horas por dia
Na prática, quem habita em Toyoake só pode ir ao telemóvel durante 2 horas por dia, em períodos de lazer (via Slash Gear). É de referir que essas duas horas contemplam qualquer atividade que possa ser feita no dispositivo, desde apps, a jogos e não só.
Quem se pronunciou sobre o assunto foi o chefe executivo do município. Nas palavras de Masafumi Koki, "espero que isso sirva como uma oportunidade para cada família refletir e discutir o tempo gasto em smartphones, bem como o horário do dia em que os dispositivos são usados".
Ainda que a medida já tenha sido implementada, quem ultrapassar as 2 horas de tempo de ecrã não é punido legalmente. O objetivo de Koki não é “impor deveres”, mas sim conduzir a sociedade a hábitos mais saudáveis de vida fora do trabalho.
Fica por esclarecer como é que é feita a triagem do que é período laboral e do que é período de lazer. No mesmo sentido, foi discutido inclusive a possibilidade de limitar o uso de smartphone para os mais novos até às 21h.
O mais curioso é que já não falta muito para vermos como irá funcionar esta medida. Afinal de contas, foi aprovada em assembleia municipal e entra em vigor no dia 1 de outubro, quarta-feira.
Um dos fatores que leva a esta medida é a promoção de um sono mais saudável e reparador. Afinal de contas, são vários os especialistas que referem que a luz azul dos telemóveis pode prejudicar o sono. Segundo o The Guardian, a média de tempo gasto por um adolescente de 15 anos, no telemóvel, ronda as 7,5 horas, no Reino Unido.