Recentemente, a Google tem-se mostrado bastante empenhada em melhorar o editor de vídeo do Google Photos. Têm sido acrescentados novos recursos muito úteis, desde controlo de velocidade, a Inteligência Artificial (IA) e, ao que tudo indica, pode vir aí um novo.
Trata-se de uma ferramenta que te permite agregar vários clipes de vídeos juntos, ao mesmo tempo que editas dentro da app. Na prática, é uma ferramenta que torna o teu trabalho de edição ainda mais conveniente e que, consequentemente, ajuda a obter uma melhor qualidade final.
Já existia um recurso semelhante: o que muda?
Efetivamente, e tal como refere a Android Authority (AA), já existia uma ferramenta parecida no Google Photos: o recurso de vídeo "Destaque". Este permite juntar vários clipes diferentes, no entanto, a grande diferença é que tal não era possível de se fazer no editor de vídeo integrado da app.
Sendo assim, o que poderá estar prestes a acontecer é uma eventual substituição de um recurso pelo outro. Quem o detetou foram os nossos colegas da AA, que encontraram pistas de uma possível mudança futura na versão 7.7 do Google Photos.
Para quem trabalha com vídeo, é uma funcionalidade que, embora simples, permite dar um "salto" no que toca aos vídeos editados com a app em questão. No fundo, ainda iria fazer lembrar apps como o Adobe Premiere, onde o acrescento de diferentes clipes e edição dos mesmos é bastante intuitivo.
Como vai aparecer este novo recurso?
Na imagem acima, consegues ter uma noção daquilo que poderemos esperar. Ao olhar com atenção, é possível reparar que o botão de "Adicionar Clipes" está entre o "Audio Eraser" e o Export Frame": ou seja, bem visível no ecrã.
Ao clicar nessa opção, poderás ver, na imagem em baixo, aquilo que te irá aparecer. É como se tivesses uma junção de um "bloco" de vídeos, que podes recortar como te for mais conveniente. Segundo a mesma fonte, também é possível que venha aí um outro botão para o mesmo recurso, só que no canto superior direito.
Nesse sentido, outra possível melhoria do Google Photos pode ser uma mudança de posição do Audio Eraser. No fundo, é possível que este vá ser alocado da aba "Áudio" para a aba "Vídeo". Seria algo vantajoso, já que iria permitir ter tudo "mais à mão", enquanto estivesses a editar.
De momento, estas melhorias ainda não estão visíveis, mas é possível que fiquem em breve. O recurso ainda está em desenvolvimento.