Nos últimos dois anos, a Google tem andado a estudar mudanças para fazer no Photos. Recorde-se que, em abril de 2022, a empresa lançou uma atualização da guia “Biblioteca”. O problema é que não correu como seria de prever.
As reações do público não foram as melhores, pelo que a Google teve de equacionar novamente outra solução. Posto isto, a alternativa passou por uma nova guia chamada “Coleções” que pretendia substituir a “Biblioteca”.
Há quem considere esta mudança "atroz"
Como refere a Android Police, mesmo depois desta nova mudança, os utilizadores continuam insatisfeitos. No Reddit, um proprietário de um Pixel 6 Pro mostrou a sua deceção com esta suposta “melhoria” do Google Photos.
Este considera a mudança “atroz” e deixa uma questão no ar, que deverá ficar por responder. “Porque é que as empresas precisam sempre de mexer com boas aplicações que funcionam bem?” (via Reddit).
De um modo geral, o que mais incomoda os utilizadores é o facto de se criarem álbuns indesejados de forma automática. Para estes, o pior de tudo é mesmo não os poder remover.
Costuma-se dizer que as imagens valem mais do que mil palavras. Por isso mesmo, mostramos-te, em baixo, algumas capturas de ecrã feitas pela 9to5Google, sobre este recurso que tem gerado alguma controvérsia.
A atualização não está disponível para todos os users
Ao analisar as fotografias, conseguimos notar dois fatores, essencialmente. O primeiro tem a ver com o facto de aparecerem elementos que antes eram guardados no guia “Pesquisar”.
O segundo relaciona-se com a remoção do carrossel Fotos no dispositivo. Ainda assim, mantêm-se alguns atalhos como os “Favoritos”, “Arquivo”, ou “Lixeira”, por exemplo.
Ao analisarmos com atenção, também conseguimos ver que a opção “Neste Dispositivo” conta com uma subdivisão dos conteúdos multimédia, com base em categorias.
Esta nova atualização tem sido tudo menos unânime. Contudo, ainda não está disponível para todos os utilizadores. O facto de assim ser pode levantar a possibilidade de que o Google Photos ainda vai receber algumas melhorias.