Nas últimas semanas, têm sido observados alguns problemas no funcionamento do Google Maps. Os utilizadores têm vindo a relatar que as suas timelines têm vindo a ser apagadas. Ou seja, deixam de ter os registos dos locais que visitaram.
Numa fase inicial, a descoberta foi feita pela equipa do 9to5 Google, logo nos primeiros dias de março. O problema continuou a acontecer e, recentemente, a Google falou sobre o que esteve na causa dessa situação.
Foi um “problema técnico”: diz a Google
Numa declaração oficial da marca, é escrito: “nós tivemos um breve problema técnico que causou a exclusão de dados da timeline para algumas pessoas”. A afirmação é feita por Genevieve Park, porta-voz da Google, ao The Verge.
O comunicado menciona ainda que apenas os utilizadores com backups ativados podem restaurar a sua timeline. “Infelizmente, aqueles que não tinham backups habilitados não poderão recuperar dados perdidos” - diz Park.
Com este problema técnico, vários utilizadores perderam o rastreio dos locais que visitaram. O assunto deu também que falar no Reddit, onde alguns users referem ter recebido um e-mail acerca deste problema.
“Compreendemos que seja frustrante”
Na thread do Reddit, iniciada por @sweepernosweeping, este transcreve o e-mail que recebeu da Google. Para além das ideias principais que já foram mencionadas acima, a Google mostrou-se compreensiva com os utilizadores.
“Entendemos que isto pode ser frustrante, se usa a Timeline para se lembrar de lugares que visitou, e estamos a tomar medidas para melhorar os nossos sistemas para o futuro”.
Nos comentários, várias pessoas deram conta de ter recebido o mesmo e-mail, mostrando-se desagradadas com a situação. “Um grande não-pedido de desculpas por algo que tem tanto valor sentimental para algumas pessoas” - escreve @17jwong.
Há também quem refira estar “irritado” e “sem palavras”, nesta mesma thread. Afinal de contas, quem não tinha backup feito, perderá os dados.