Aparentemente, há um lote de aplicações que podem comprometer a atualização do Windows 11. Ao que tudo indica, estas criam problemas de desempenho e segurança para o computador. Por isso, a Microsoft solicita ao utilizador que desinstale as apps em questão.
De acordo com a XDA Developers, recentemente já se tinha falado que o Windows 11 não era atualizado com a app StartAllBack. Para além dessa aplicação, ainda existem mais algumas:
- ConisioAdmin.exe (Solidworks PDM)
- EaseUS Disk Copy.exe (aplicação EaseUS Disk Copy)
- ep_dwm.exe (ExplorerPatcher)
- iCloudServices.exe (arquivos iCloud compartilhados no Explorer via WhatsApp)
- RadeonSoftware.exe (configurações de desempenho da GPU AMD)
- StartAllBackCfg.exe (StartAllBack)
- Multi-mon + Copilot (Microsoft)
- MesclarSdb (Microsoft)
- Intel IntcOED.sys (Intel)
- Intel IntcAudioBus.sys (Intel)
- Adaptador USB 2.0 sem fio Realtek 8192su (Realtek)
Quem detetou esta lista foi a DeskModder. A pesquisa em questão dá conta que a Microsoft bloqueia as atualizações a quem tiver alguma destas aplicações.
Apesar dessa situação, a XDA Developers refere que o uso destas aplicações não fica completamente impossibilitado. Isto porque, aparentemente, é possível desinstalar a app, atualizar o Windows 11 e depois voltar a instalar a aplicação.
Desta forma, é possível contornar a política de segurança da Microsoft. De momento, ainda não se sabe se a empresa irá fazer algo em relação a esta alternativa. No entanto, alguns fãs do StartAllBack já fizeram o teste e foram bem sucedidos.