Usas ChatGPT? OpenAI está a avaliar forma "cuidadosa" de publicidade

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Ao que tudo indica, há uma forte possibilidade do ChatGPT passar a ter anúncios, em breve. Naturalmente, trata-se de uma novidade que não agrada ao utilizador comum, mas é possível que tal aconteça na plataforma de Inteligência Artificial (IA).

Quem dá conta dessa situação é a própria diretora financeira da OpenAI. Em declarações ao Financial Times (FT), esta segunda-feira, 2 de dezembro, Sarah Friar referiu que a empresa de IA está a avaliar essa possibilidade.

Contudo, nesta fase, Friar garante que a empresa está a tentar "ser cuidadosa sobre quando e onde implementar” os anúncios.

OpenAI diz que não há nada concreto a acontecer, de momento, nesse sentido

ChatGPT

Perante as declarações anteriores da executiva da OpenAI, faz-se pressupor que a chegada de anúncios é expectável. Porém, na entrevista ao FT, Friar voltou atrás para clarificar o ponto de situação atual, em relação a anúncios no ChatGPT.

"Embora estejamos abertos a explorar outras fontes de receita no futuro, não temos planos ativos" - salienta a própria (via Mashable). De qualquer maneira, não deixa de ser curioso que a OpenAI tem vindo a contratar vários funcionários especialistas na área.

OpenAI tem “roubado” talentos na área da publicidade a gigantes tech

Segundo a mesma fonte, ainda em maio, Shivakumar Venkataraman assumiu o cargo de vice-presidente da OpenAI. Trata-se de um profissional que chegou a fazer parte da equipa de publicidade da Google Search.

Quem também passou a fazer parte dos quadros da empresa foi Kevin Weil. O próprio chegou à empresa de IA em junho, sendo que chegou a ser líder de produtos em plataformas como o Instagram e o X, antigo Twitter.

Outro exemplo da aposta da OpenAI em marketing e publicidade é a contratação de Kate Rouch. É a primeira diretora de marketing da empresa fundada por Sam Altman, que chegou a estar ligada a campanhas de anúncios do Superbowl.

Resta esperar por novidades e, na ótica do utilizador, esperar que esta estratégia de monetização não vá para a frente. Efetivamente, é sempre mais agradável usar uma plataforma “limpa” de publicidade.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.