Ao que tudo indica, a aplicação de Mensagens da Google vai-se tornar ainda mais segura. Com base num relatório recente da Android Authority, a app vai aprimorar os seus filtros de conteúdo sensível.
Espera-se que a nova ferramenta chegue aos utilizadores durante as próximas semanas. Por enquanto, ainda não sabemos ao certo de o lançamento irá acontecer simultaneamente em todas as regiões.
O que sabemos sobre o novo recurso?
Desde logo, importa referir que, desde abril de 2025, que a Google já tinha lançado o sistema de “Avisos de Conteúdo Sensível”. Este, basicamente, detetava conteúdo impróprio e avisava o recetor disso mesmo.
Tratava-se de um filtro opcional e que serve, por exemplo, para bloquear imagens de nudez, que apareciam desfocadas. A novidade é que deverá ser possível conseguir fazer a mesma coisa, não só com imagens, mas também com vídeos.
Como refere a mesma fonte de informação, esta iniciativa da Google também se direciona a quem envia conteúdo impróprio. Sempre que o utilizador enviar imagens de nudez, aparecerá um pop-up a sugerir que este "tome decisões responsáveis online".
Antes de chegar ao público geral, é expectável que a ferramenta seja primeiro lançada no canal beta do Google Messages. Espera-se que tal aconteça em breve, ainda que, para já, não haja qualquer tipo de data oficial.
Mais novidades a chegar às mensagens Google
Efetivamente, a app de mensagens do Google atualiza-se com frequência. Tal como o 4gnews te deu a conhecer recentemente, há algumas novidades a ser agora implementadas na aplicação.
Entre estas, por exemplo, um recurso de adiamento de notificações, que te permite silenciá-las pelo tempo que quiseres. Outra novidade tem a ver com os ícones personalizados nos chats de grupo RCS.