Usas as Mensagens do Google? IA vai-te ajudar imenso mas há um problema

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Não é propriamente uma novidade dizer que a Google está a oferecer a Inteligência Artificial (IA) do Gemini à sua plataforma de Mensagens. Ainda assim, a boa nova é que esta mudança está a ser implementada para grande parte dos utilizadores.

É positivo, até porque antes esta ferramenta só estava disponível para telemóveis Samsung e Pixel. Neste momento, todos os utilizadores de Android com mais de 6 GB de RAM estão prestes a poder usufruir desta funcionalidade, segundo a Android Police.

O botão flutuante da IA do Gemini vai chegar a grande parte dos users

Outro grande destaque é que a Google esteve a trabalhar uma forma de criar um botão especial que permitisse um acesso ainda mais fácil. Ao que tudo indica, tudo correu como esperado e esse botão flutuante está mesmo a caminho da generalidade dos users.

Ao clicar neste botão, tens acesso automático ao chatbot do Gemini, o que te permite começar uma conversa de forma instantânea. O melhor de tudo é que não há propriamente limites para o que a IA do Gemini pode fazer na app Mensagens.

Imagina que recebeste uma mensagem complicada, à qual não sabes bem o que dizer. Na falta de soluções, podes simplesmente falar à parte com o Gemini e este dá uma resposta sensata, face àquilo que procuras e não sabes como dizer.

Na verdade, a criatividade é infinita, já que são inúmeros os cenários em que isto te pode ser útil. Até em ideias de planos para o fim de semana, o botão flutuante do Gemini tem sempre a resposta na ponta da língua. Tudo isto, de forma extremamente intuitiva.

Mensgaens Google
Disposição do botão flutuante do Gemini (via Android Police)

Como demonstra a imagem acima, o botão vai estar bem visível, em cima da opção que te permite iniciar uma conversa. De acordo com a mesma fonte de informação, o botão de IA só te vai aparecer se tiveres o RCS ativado na app Mensagens e estiveres ligado à conta Google.

Antes, este processo era bem mais complicado. Não que fosse física quântica ou algo semelhante, mas tinha um acesso não tão evidente. Tinhas de clicar no botão padronizado de mensagens e, aí, tinhas a opção de falar com o Gemini.

Gemini podia funcionar diretamente nas tuas janelas de chat pessoais, o que não é o caso

Google Mesages

Apesar de todo o potencial que é reconhecido ao Gemini na tua app de Mensagens, há alguns reparos a fazer. Infelizmente, a IA da Google ainda não consegue ler diretamente as mensagens que te enviam, a partir do chat particular com qualquer pessoa.

Seria benéfico para todos os utilizadores que o Gemini conseguisse atuar de forma direta. É claro que podes sempre contornar esse obstáculo, mas não há como negar que a sua utilização podia ser ainda mais simples.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.