
Nos últimos dias, tem dado bastante que falar o próximo carro elétrico (VE) da Xiaomi: o YU9. A revelação foi feita recentemente na China e tem entusiasmado os mais aficionados pelo setor automóvel. Desta vez, o Xiaomi YU9 foi “apanhado” nas montanhas.
Como podes ver nas imagens em baixo, o carro da marca chinesa foi testado num contexto de adversidade extrema à condução. A maior curiosidade foi o facto das câmaras terem “apanhado” o CEO da marca, Lei Jun.
Tal como referem os nossos colegas da Gizmochina, é bem possível que o Xiaomi YU9 seja lançado já em 2026.
Qual é o objetivo principal dos testes atuais?
Nesta parte, um dos grandes objetivos é avaliar o quão resistente é o YU9. Estes testes são importantes para averiguar eventuais melhorias e tornar todo o processo mais seguro. De momento, os testes procuram avaliar a duração da bateria e o desempenho no carregamento.

Para além disso, a Xiaomi está a avaliar de que forma é que o automóvel reage à exposição solar. Apesar do período ainda ser de testes, o ponto de situação faz antever que pode já não faltar muito para o lançamento. Afinal de contas, com o Xiaomi SU7 e o Xiaomi YU7, estas provas de resistência foram feitas não muito longe do lançamento oficial.
A título de curiosidade, não foi só o CEO da Xiaomi que testou o carro. Outros executivos da marca também marcaram presença nas Montanhas Kunlun, na China, para o mesmo efeito. Ainda não sabemos se irá ser lançado no mercado global também.
As características esperadas do Xiaomi YU9

Por enquanto, a Xiaomi ainda não divulgou as principais especificações do Xiaomi YU9. No entanto, tudo indica que este poderá ter uma bateria de 80 kWh, com autonomia elétrica superior a 400 quilómetros.
Espera-se ainda que tenha 5,2 metros de comprimento e 1,8 metros de altura. Previsivelmente, mais detalhes serão conhecidos nas próximas semanas ou meses.