Nas redes sociais da China, começaram a circular algumas imagens de um futuro veículo utilitário desportivo (SUV) da BYD, que foi apanhado a circular na rua. Neste caso, estamos a falar do Tai 7 da Fang Cheng Bao (FCB), que é uma marca subsidiária da BYD.
As primeiras fotografias deste automóvel começaram a ser vistas no Douyin, rede social chinesa, e mostram-nos o estilo robusto que o mesmo irá apresentar. Em baixo, podes ver o “look” esperado para o novo SUV da montadora chinesa.


O que sabemos sobre o Tai 7?
As especificações principais do Tai 7 ainda estão por ser desvendadas. Por outras palavras, ainda há poucas informações sobre o automóvel. De qualquer forma, como refere a Car News China (CNC), deverá ter um sensor LiDAR no teto.
No fundo, é um sistema de condução inteligente, que mede distâncias de certos obstáculos até ao próprio carro. Através do que vamos vendo, é possível supor que será um SUV destinado para uso diário, fugindo de um conceito de off-road extremo.
Ainda que não saibamos as suas dimensões, prevê-se um carro de médio a grande porte, com uma aparência robusta. Recorde-se que o Tai 7 é a geração posterior ao Tai 3 da FCB. O último foi lançado na China, a partir dos 16.000 euros, sensivelmente.

Por uma questão de lógica, o Tai 7 deverá ser lançado nos próximos meses. Isto porque, segundo o mesmo meio noticioso, um dos executivos da Fang Cheng Bao, Xiong Tianbo, confirmou que mais modelos “Tai” iriam chegar ao mercado em 2025.
Nesta fase, o preço é uma incógnita, já que a marca não se pronunciou sobre isso. Na perspetiva de analistas peritos neste setor, o Tai 7 poderá ser lançado a partir dos 24,5 mil euros. Nunca é demais reforçar que, por enquanto, esta é apenas uma estimativa.
Há a possibilidade de chegar à Europa?
Efetivamente, é hoje mais possível ver este automóvel na Europa do que há alguns meses. Isto porque a BYD decidiu comercializar os veículos da Denza, outra marca subsidiária, no velho continente.
A questão é que, na Europa, a Denza será uma mistura de todas as submarcas da BYD na China. Ou seja, enquanto na China a Denza é “apenas” a Denza, na Europa, esta engloba: Denza, Fang Cheng Bao e Yangwang.
Assim, é maior a probabilidade de ver o Tai 7 na Europa, ainda que possa chegar com uma designação diferente.